terça-feira, 17 de dezembro de 2013

"Rico demais" para saber a diferença entre o certo e o errado




17 de Dezembro de 2013  


EUA: jovem que matou 4 em acidente escapa da prisão por ser rico demais



Ethan Couch em imagem de vídeo da rede americana ABC Foto: ABC
Ethan Couch em imagem de vídeo da rede americana ABC Foto: ABC


As famílias de seis pessoas mortas ou feridas em um acidente de carro envolvendo um adolescente embriagado estão processando a família do jovem, que escapou de ir para a prisão após seus advogados de defesa alegarem que ele era "rico de mais" para saber a diferença entre o certo e o errado

Em 15 de junho, Ethan Couch, 16 anos, morador de Keller, no Estado do Texas, colidiu sua caminhonete contra quatro pedestres que pararam para ajudar o motorista de um veículo quebrado. As quatro pessoas - Breanna Mitchell, Hollie e Shelby Boyles, e Brian Jennings - morreram. Dois amigos de Couch que estavam no veículo ficaram gravemente feridos. Um deles, Sergio Molina, sofreu danos cerebrais severos e ficou paralisado após ser jogado para fora do veículo com a colisão. 

As investigações apontaram que o sangue do adolescente continha três vezes mais álcool do que o limite permitido no momento do acidente

Na semana passada, durante o seu julgamento, os advogados de Couch utilizaram como testemunha um psicológo que alegou que o jovem sofria de "affluenza", o que quer dizer que a família dele era tão rica que não conseguiu lhe ensinar a diferença entre o certo e o errado. Portanto, ele não poderia ser responsabilizado pelo acidente.  

A estratégia conseguiu salvá-lo da pena máxima para um menor envolvindo neste tipo de incidente no Estado do Texas, que seria de 20 anos de prisão. A juíza Jean Boyd sentenciou Couch a 10 anos de liberdade condicional e a um tratamento em uma clínica de reabilitação, provavelmente a ser cumprido na Califórnia e às custas de sua família. 

A decisão causou grande revolta no Estado e levou a criação de uma petição online exingindo que o governador do Texas, Rick Perry, destituísse Boyd de suas funções. A juíza não quis responder questionamentos da imprensa americana sobre o caso, mas disse que deverá se aposentar no final do ano que vem. 

A decisão também revoltou as famílias das vítimas, que entraram na Justiça pedindo indenizações pelas suas perdas. Familiares de Molina, amigo de Couch que ficou paralítico, pedem US$ 20 milhões. 

Com informações da revista Time, da rede de notícias NBC e do site Rew Story

Nenhum comentário:

Postar um comentário