sábado, 21 de dezembro de 2013

Nada está fora do nosso alcance

SATÉLITE ESPIÃO NROL39:


"NADA ESTÁ FORA DO NOSSO
 
ALCANCE"



:
 
Os Estados Unidos colocaram em órbita um novo satélite-espião com um logotipo polêmico: um polvo estrangulando o planeta Terra. O lançamento provocou um verdadeiro surto de reações iradas nas redes sociais
18 DE DEZEMBRO DE 2013 ÀS 18:18
O logotipo do NROL39: um polvo estrangulando o planeta Terra
O logotipo do NROL39: um polvo estrangulando o planeta Terra
 

Por: Equipe Oásis
"Nada está fora do nosso alcance", diz em letras garrafais o logotipo estampado na parte externa do novo satélite espião norte-americano, o NROL39, lançado na quinta-feira, 3 de dezembro. Acima da inscrição aparece a imagem de um enorme polvo, envolvendo a Terra com seus tentáculos. A ideia do logo é do Escritório de Reconhecimento Nacional EUA (NRO, sigla em Inglês), a equipe responsável pelo fornecimento de informações obtidas via satélites espiões e de reconhecimento para os diversos órgãos de segurança norte-americanos, particularmente a Agência de Segurança Nacional (NSA). O lançamento em si não atraiu muita atenção, ao contrário do logotipo e do slogan escolhido para esse novo satélite espião.
A ogiva do foguete que colocou em órbita o NROL39, o mais recente satélite-espião norte-americano
A ogiva do foguete que colocou em órbita o NROL39, o mais recente satélite-espião norte-americano
 
O lançamento desse satélite com seu logotipo agressivo e arrogante provocou verdadeira celeuma nas redes sociais, com protestos acalorados de milhões de usuários. Depois do recente grande escândalo de espionagem internacional, com a revelação de que os norte-americanos espionam líderes mundiais e milhões de cidadãos comuns, o slogan provocou furor entre os internautas. A NRO desenvolve um logotipo especial para cada lançamento de satélites espiões. Aqui estão alguns deles, de simbologia não menos controversa do que o polvo do NROL- 39.
O foguete que colocou em órbita o NROL39 na base de lançamento de Vanderberg, no momento da partida
O foguete que colocou em órbita o NROL39 na base de lançamento de Vanderberg, no momento da partida
 
NRO, fábrica de satélites espiões
O lançamento do NROL39 aconteceu na base aérea Vandenberg, na Califórnia. Fundada em 1961 (mas com existência desconhecida pela opinião pública até 1992) a NRO desenha, constrói, lança e mantém os satélites espiões dos Estados Unidos.
"NROL39 é representado por um polvo, uma criatura muito versátil, adaptável e de grande inteligência. Emblematicamente, isso significa que os inimigos dos Estados Unidos podem ser alcançados não importa o lugar onde se escondam", disse Karen Furgerson, porta-voz da NRO. Furgerson afirma que a missão do satélite é "apoiar os soldados americanos que servem em todo o mundo e proteger a nação".
Detalhes sobre o lançamento e sobre as capacidades e funções do NRO39 são mantidos em segredo, mas especialistas como William Graham (NASA Spaceflight.com) acredita que esse satélite será usado para a criação de imagens através de sinais de radar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário