segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Inventor do fuzil AK-47 morre na Rússia aos 94 anos




UOL, 23/12/2013


Inventor do fuzil AK-47 morre na Rússia aos 94 anos

AFP Em Moscou



Vladimir Vyatkin/AP


O inventor do fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalashnikov, morreu nesta segunda-feira (23) aos 94 anos, em um hospital da República russa da Udmúrtia.


Kalashnikov, que estava na casa dos 20 anos quando criou o fuzil logo após a Segunda Guerra, morreu em sua cidade natal, Izhevsk, onde a arma ainda é produzida. 
"Hoje nos chegou uma triste notícia: após uma longa e grave doença morreu aos 94 anos de idade o lendário projetista de armas de fogo Mikhail Timofeyevich Kalashnikov", escreveu em sua página no Facebook Victor Chulkov, porta-voz do governo da Udmúrtia.
Desde março, Kalashnikov vinha sendo internado por diferentes problemas de saúde Ele estava desde 17 de novembro no Centro Clínico e Diagnóstico da República da Udmúrtia, onde se submeteu a tratamentos intensivos por causa de uma hemorragia estomacal.
No final de outubro Kalashnikov escreveu uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, para denunciar a má gestão da fábrica pela atual direção - devido ao delicado estado de saúde, ele havia sido afastado das operações na fábrica.
Em 2011, o Exército russo anunciou que deixaria de comprar Kalashnikovs por excesso de reservas em seus arsenais.




Morre aos 94 anos criador do fuzil AK-47

Inventor autodidata criou em 1947 o rifle automático mais popular do mundo, com 100 milhões de unidades vendidas. Celebrado como herói na URSS, Mikhail Kalashnikov lamentava uso injusto de sua invenção.



Mikhail Kalashnikov

Morreu nesta segunda-feira (23/12), aos 94 anos, o russo Mikhail Timofeyevitch Kalashnikov, inventor do fuzil de assalto que, mesmo seis décadas após criado, é considerado o mais usado do mundo.
Kalashnikov nasceu em 10 de novembro de 1919 em Kurya, no território russo de Altai. Seu fuzil de assalto com o carregador em curva, cuja denominação oficial é AK-47, já foi fabricado 100 milhões de vezes – o equivalente a uma unidade para cada 70 habitantes do planeta.
O inventor autodidata o projetou em 1947, como "arma perfeita para a defesa da pátria", sobretudo por sua confiabilidade e simplicidade. Em 82 Exércitos nacionais do mundo, o AK-47 é a arma padrão da infantaria. Entre outros efeitos, ele tornou os conflitos armados mais baratos.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em alguns países o fuzil de fabricação russa custa 1.500 dólares, em outros até menos de 300 dólares. Nas guerras civis da África, são geralmente as crianças-soldado a empregá-las.



AK-47: lamentável protagonista dos conflitos na África


Na antiga União Soviética, Mikhail Kalashnikov foi celebrado como herói por sua invenção. Nas comemorações de seu 90º aniversário, porém, ele manifestou também crítica em relação à própria criação, lamentando que ela estivesse "longe de só servir a metas justas".
Em 2002, o ex-militar declarou ao jornal britânico The Guardian: "Gostaria de ter inventado um cortador de grama." Em outra ocasião afirmara que, se a guerra não tivesse ido procurá-lo, ele seguramente não teria criado esse fuzil automático. Hoje, a família Kalashnikov segue explorando a marca, mas sobretudo para a venda de produtos sem ligação com a guerra, como vodca ou pranchas de snowboard.
A saúde de Kalashnikov vinha seriamente abalada e, nos últimos meses, ele dera entrada no hospital diversas vezes. Desde o ano passado, deixara de trabalhar, sobretudo devido a problemas cardíacos.
Em novembro, após um mal-estar, foi internado, sob perigo de vida, numa clínica de Ijevsk, capital da república de Udmúrtia, onde, segundo as autoridades locais, ele morreu nesta segunda-feira. Nessa mesma cidade, cerca de 1.100 quilômetros a sudeste de Moscou, é até hoje produzida a arma que leva o nome de seu inventor.
AV/afp/dpa/rtr



Realmente, um fuzil excepcional!


UOL, 10/11/2009

 

Medvedev dá ordem de Herói da Rússia a criador do fuzil AK-47

 
Moscou, 10 nov (EFE).- O presidente Dmitri Medvedev concedeu hoje a ordem de Herói da Rússia a Mikhail Kalashnikov, criador do fuzil AK-47, a arma de fogo mais conhecida e utilizada do mundo.


"'Kalashnikov' é uma das palavras russas mais conhecidas no mundo. Isso não é por acaso. Essa conquista criativa ajudou a Rússia a progredir", disse Medvedev ao entregar a Mikhail a medalha de ouro Herói da Rússia, a ordem mais importante do país.

O presidente destacou que Kalashnikov "transformou as armas de fogo russas em um dos melhores produtos nacionais", segundo as agências de notícias locais.

Além de felicitar de forma carinhosa o criador de fuzis e metralhadoras por ocasião de seu aniversário, Medvedev também desejou a ele uma longa e frutífera carreira.

"Noventa anos, são muitos ou poucos? Não sei. Tenho a impressão de ter vivido muito, mas feito ainda pouco. No entanto, ainda posso trabalhar em nossa fábrica e me dedicar à formação de jovens", assinalou o homenageado.

Kalashnikov, nascido em 10 de novembro de 1919, confessou em 2007, por ocasião do 60º aniversário do registro oficial de seu fuzil na União Soviética, que os nazistas foram os culpados por sua invenção, já que sua vocação verdadeira era desenhar maquinaria agrícola.

Embora tenha começado a idealizar o desenho de uma arma de fogo automática em 1942, enquanto estava internado em um hospital após ser ferido em combate contra o Exército nazista, o primeiro fuzil de assalto AK-47 só foi registrado oficialmente em 1947.

Segundo as autoridades russas, pelo fato de a União Soviética não ter chegado a patentear a invenção, até 90% dos fuzis Kalashnikov produzidos no mundo são falsos.

A marca Kalashnikov só foi registrada no Escritório Internacional de Patentes da Suíça em 1998, e seu inventor nunca lucrou financeiramente com a criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário