sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Para elite econômica brasileira o SUS não é direito, é castigo



Para elite econômica brasileira o SUS não é direito, é castigo: Chiquinho Scarpa manda Genoino se tratar no SUS


novembro 22nd, 2013 by mariafro



É sempre assim, Lula adoece e além de desejar a morte dele um certo grupo reacionário nas redes sociais e nos comentários dos grandes portais manda Lula tratar seu câncer no SUS.  Como se a burguesia quando seus planos caríssimos de saúde e inteiramente deduzidos no imposto de renda nega pagar procedimentos caríssimos, ela não desse o famoso jeitinho de conversar com um médico amigo e ser tratada pelo SUS no Einstein ou no Sírio ou na Beneficência ou no Santa Catarina.
Embora essa turma ache que seus preconceitos livrem-na de doenças como câncer e de que todos somos otários e não percebemos o preconceito de classe por trás de sua fúria justiceira. Aliás chega a ser comovente como a turma do ‘bandido bom é bandido morto’ de repente passou a se preocupar com os direitos humanos dos presos que não são políticos petistas. De repente esta turma ficou craque em apontar as péssimas condições carcerárias de presídios cada vez mais privatizados para sustentar campanha de um certo partido. 
Mas voltemos ao SUS, a direita e seus tucanos amestrados na mídia e no Show Business acham que SUS não é direito conquistado, é castigo. Foi esta ideia a de Luana Piovanni que se achou no direito de mandar o ex-presidente petista tratar-se no SUS: Luana Piovani tive meu bebê pelo SUS e recomendo. José de Alencar que era político, e não tinha curso superior como Lula também passou 13 anos em tratamento de um câncer e ninguém o mandou se tratar no SUS, por que será?
Isso explica em parte o porquê dos #coxinhasdejaleco agirem como vêm agindo. Eles precisam da renda proveniente do Estado Brasileiro, mas trabalhar em postos de saúde, UPAS, para os mesmos é degradante, coisa de pobre, resultado de uma sociedade de consumo que invade inclusive as escolas de medicina que abandonam a formação humanista e fornecem ao mercado de trabalho jovens médicos carregados de preconceitos.  
Seus defensores, como o leitor Gabriel neste post aqui não faz questão alguma de disfarçar o ódio que sente dos pobres e de políticos que promovem políticas públicas para todos (incluindo os pobres).  Ao ler a notícia de que a mãe da criança atendida por um médico cubano, acusado de prescrever dosagem errada de remédio, (acusação falsa) defendeu o médico cubano, Gabriel disparou: 
Sinceramente a população é estúpida demais para saber que o programa Mais Médicos é uma farsa. A população é estúpida demais para saber que os “médicos” cubanos( sim, existem vários inquéritos provando que muitos deles nem médicos são) não têm qualificação para estar aqui. A população é burra demais para perceber que a Dilma está tirando os médicos brasileiros para colocar uma mão de obra completamente desqualificada e barata para tratar o povão e ainda ver o povo aplaudir ela por isso. A população não sabe que muitos médicos que trabalham no interior estão sendo demitidos para colocar os cubanos no seu lugar. A população é burra suficiente para dizer que qualquer prova que seja contra o Mais médicos foi forjada ,e vive no seu mundinho não querendo aceitar que está sendo enganada pela presidAnta que temos. VocÊs que acreditam num programa desses…sim vocês são os estúpidos e burros.
Esse preconceito de classe que associa a coisa pública a algo ruim, de má qualidade tem causas: políticos neoliberais que liquidaram o Estado e privatizaram serviços públicos essenciais; espírito opositor e irresponsável do Congresso que tirou 40 bilhões da Saúde Pública numa canetada; mídia bandida que defende interesses rentistas e noite e dia incute na mente dos Gabrieis que tudo que é público, administrado pelo Estado é ruim, mal feito, corrupto.
Para a direita produzir a descrença na política,  passando rolo compressor em todos os governos como se todos fossem iguais é essencial para que 11 famílias que dominam a comunicação no país, concentrem poder econômico e mantenham o status quo daqueles que sempre dominaram.
O PT há 10 anos no poder vem tentando restabelecer minimamente o Estado desmantelado por governos neoliberais e rendidos ao capital internacional, mas vive cedendo ao espírito neoliberal em suas concessões. De todo modo, resolveu enfrentar ao menos um debate público e venceu: Programa Mais Médicos. Não é a toa que o  programa é atacado diuturnamente pelo que há de mais reacionário no país.
Destruindo a confiança na população nos serviços públicos essenciais como o SUS, sujeitos como Chiquinho Scarpa podem continuar tendo seu plano de saúde caro financiado por nós, sim, porque se ele deduz tudo que gasta com seu plano no imposto de renda (isso se Chiquinho Scarpa não sonegar impostos). Nós bancamos a saúde dele nos Sírios Libaneses e o governo deixa de investir este dinheiro para melhorar o atendimento no SUS, que seres como Chiquinho acham que é castigo e que serve apenas para pobre, preto, puta, presidiário e petista e olhe lá/ alguns deles acham mesmo que Genoino, por exemplo, deveria morrer na prisão ilegal sem socorro médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário