terça-feira, 11 de junho de 2013

Morreu o historiado​r e comunista Jacob Gorender

Partiu um grande brasileiro!

Ivan




Jornal do Brasil, 11/06 às 20h47

Morre em São Paulo o historiador e comunista Jacob Gorender  

 
Jornal do Brasil


Morreu em São Paulo nesta terça-feira (11), aos 90 anos, o historiador e militante comunista Jacob Gorender. Um dos mais importantes historiadores marxistas brasileiros, Jacob teve como principal obra a tese O Escravismo Colonial de 1978, onde apresenta sua teoria para a compreensão da história colonial e imperial brasileira com base na apresentação do escravismo colonial, um modo de produção historicamente novo. Entre seus trabalhos também se destacam A burguesia brasileira (1981) e Combates nas trevas (1987).


 
Um dos maiores historiadores brasileiros, Jacob foi preso político na ditadura militar
Um dos maiores historiadores brasileiros, Jacob foi preso político na ditadura militar

De acordo com o site da Editora Fundação Perseu Abramo, responsável pela publicação de diversos livros de Gorender, ele estava na UTI há um mês e meio.
Nascido em Salvador, em 20 de janeiro de 1923, ele ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) ainda estudante, durante a II Guerra Mundial, na Itália, onde integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Gorender deixou o PCB na década de 60 para fundar o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Em 1964, após o Golpe Militar no Brasil, Gorender foi preso e passou para a clandestinidade política.
Em nota, a presidente chama Gorender de “amigo e companheiro” e diz que o historiador “não teve medo de defender suas ideias, mesmo pagando o pior dos preços”. Os dois se conheceram quando estavam presos no Dops (Departamento de Ordem Política e Social), em São Paulo, vítimas da repressão da ditadura militar. “Ele estava convalescente de torturas e foi conselheiro importante em um momento crucial na minha vida”, diz o texto.


Veja a nota da presidenta na íntegra:

"Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do amigo e companheiro Jacob Gorender. Autor de duas obras clássicas da historiografia brasileira, O Escravismo Colonial e Combate nas Trevas, Gorender foi um pensador do Brasil. Não teve medo das polêmicas intelectuais, assim como não teve medo de defender suas ideias, mesmo pagando o pior dos preços.
Nós nos conhecemos presos no Dops, em São Paulo. Ele estava convalescente de torturas e foi conselheiro importante em um momento crucial na minha vida.
Aos familiares, amigos e admiradores, deixo as minhas condolências e homenagens a este grande brasileiro.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil".


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que conheceu e conviveu com Gorender ao longo de sua vida pública, também lamentou a morte do escritor. “Jacob certamente ficará como um exemplo para as novas gerações”.
*Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário