terça-feira, 18 de junho de 2013

Causa da morte de Yuri Gagarín é revelada após 40 anos

Causa da morte de 1º homem a ir para o espaço é revelada após 40 anos
 

Do UOL, em São Paulo
18/06/2013


 
Foto de 1º de junho de 1960 mostra o cosmonauta soviético Yuri Gagarin posando com sua esposa Valentina e a filha Yelena na margem do rio Klyazma River, na Rússia. Gagarin deixou uma carta a sua esposa, na qual dava permissão para casar-se novamente e pedia que educasse suas duas filhas"não como pequenas princesas, mas como pessoas normais" 
AFP
Após 40 anos de segredo, a real causa da morte do cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir para o espaço, em 1961, foi revelada - ele morreu em um acidente entre seu avião e um caça supersônico, que passou raspando e o jogou para longe, em março de 1968.
O cosmonauta Aleksey Leonov, o primeiro homem a fazer uma caminhada espacial, em 1965, pressionou o governo da Rússia por anos para ter a permissão para publicar o que realmente tinha acontecido com Gagarin. A versão oficial falava que seu avião teria tentado desviar de um objeto não identificado - como gansos ou um balão de ar quente - e teria se chocado contra o chão. Gagarin e o experiente instrutor Vladimir Seryogin morreram.
De acordo com um relatório, a morte foi provocada por um erro humano: o caça supersônico não tinha autorização para voar. Leonov estava encarregado de treinamento de salto de pára-quedas no mesmo dia. O tempo estava muito ruim, com chuva, vento e neve, o que tornou impossível a realização de exercícios. Ele esperou por uma confirmação oficial de que os exercícios seriam cancelados, mas, em seguida, ouviu um barulho supersônico seguido por uma explosão.
"Nós sabíamos que um Su-15 seria testado naquele dia, mas ele deveria estar voando a uma altitude de 10.000 metros ou mais, e não a 450-500 metros. É uma violação do procedimento de voo", explicou. Segundo ele, a verdade foi encoberta para não revelar ao mundo que "houve um lapso tão perto de Moscou".
Os registros não deixam dúvidas sobre a culpa do piloto do caça no acidente, entretanto seu nome não foi divulgado para preservar sua identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário