quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mais que estupidez, houve crime

23/05/201311h16

Do UOL, em São Paulo  


"Mandei meu filho para a morte", diz pai de amigo de suspeito de ataque em Boston


Orange County Corrections Department/AP
Todashev era amigo de Tamerlan Tsarnaev
Todashev era amigo de Tamerlan Tsarnaev


O pai do imigrante tchetcheno morto na quarta-feira (22) por um agente federal quando era interrogado sobre suas ligações com o suspeito de participar do atentado à Maratona de Boston afirmou, nesta quinta (23), que "mandou seu filho para a morte" quando deixou o jovem ir viver nos Estados Unidos.
Ibragim Todashev, 27, era um lutador de MMA que havia treinado com Tamerlan Tsarnaev em Boston. Segundo o pai de Todashev, Abdul-Baki Todashev, o jovem fez amizade com o suspeito do atentado de Boston porque ambos eram tchetchenos e tinham interesses parecidos.
Todashev foi morto por um agente federal ao atacá-lo com uma faca durante o interrogatório, em Orlando, no Estado americano da Flórida. O jovem teria revelado que Tsarnaev, o mais velho dos irmãos de origem chechena acusados pelo atentado de 15 de abril, em Boston, que deixou três mortos e 264 feridos, havia participado de um triplo homicídio cometido em 2011.
À agência Associated Press,  Abdul-Baki Todashev contou que seu filho foi viver nos Estados Unidos depois de receber a oportunidade de estudar inglês em uma universidade americana. Para o pai, os Estados Unidos "pareciam ser o país mais seguro do mundo."
"Por causa da falta de leis na Tchetchênia, mandei meu filho aos Estados Unidos. Agora, penso em como trazer seu corpo de volta para casa", afirmou. "Acabei mandando meu próprio filho para a morte."
Todashev teria abandonado as artes marciais por causa de uma lesão e teria trabalhado em diversos empregos diferentes como motorista de um asilo, antes de se mudar para a Flórida no ano passado.
Segundo Abdul-Baki, seu filho tinha planos de visitar a família na Tchetchênia nesta semana, mas adiou a viagem a pedido do FBI. (Com AP)


 
Ou o FBI virou uma polícia de Sucupira ou suas desculpas nunca foram tão esfarrapadas. Dá para acreditar em sua última versão?


Mário Magalhães


O FBI, a Polícia Federal norte-americana comandada quase meio século pelo legendário J. Edgar Hoover, saiu-se ontem com mais uma história enrolada.
De acordo com a corporação, um agente seu matou a tiros um suspeito de participar do ataque à maratona de Boston. O atentado com explosivos tirou a vida de três pessoas, no dia 15 de abril.
O FBI alega que o suspeito, identificado como Ibragim Todashev, seria um lutador de MMA que teria partido para cima dos policiais que o interrogavam em casa.
Como o FBI teria procurado um lutador de MMA _teria de saber disso_ sem força suficiente para imobilizá-lo, em caso de reação?
Se ignorava que se tratava de um lutador, é de um vexame escandaloso.
Caso soubesse e o tivesse interrogado com efetivo limitado, também seria atitude estúpida.
Se matou um suspeito que poderia ter imobilizado, mais que estupidez, houve crime.
E se o sujeito tivesse mesmo algo a ver com atentados terroristas, sua eliminação física prejudicou a investigação sobre a covardia criminosa em Boston e outros episódios.
Difícil acreditar na versão do FBI, apresentada nesta reportagem. Cheiro de cascata no ar.
A não ser que a PF dos EUA tenha virado uma polícia de Sucupira, a cidade fictícia e bagunçada criada por Dias Gomes em “O bem amado”. Para falar a verdade, acho que nem polícia Sucupira tinha.
(P.S.: no Twitter, Roberto Pereira lembra que Sucupira tinha polícia, sim. A delegada era vivida pela grande atriz Zilka Salaberry.)
 
  
           



22/05/2013


FBI mata homem na Flórida suspeito de ligação com atentado em Boston



Reuters
Jane Sutton - Em Miami



Um agente do FBI atirou e matou nesta quarta-feira (22) um homem da Flórida suspeito de ligação com o atentado na Maratona de Boston.
Segundo as autoridades, o suspeito estava sendo interrogado e inicialmente estava cooperando, mas foi morto a tiros após atacar o agente.
O jornal "Orlando Sentinel" disse que um amigo do homem morto o identificou como Ibragim Todashev, de 27 anos, morador de Orlando.
O amigo, Khusn Taramiv, disse ao jornal que Todashev estava sendo investigado como suspeito de participação nos atentados de Boston e conhecia Tamerlan Tsarnaev, suspeito de realizar o atentado, uma vez que ambos eram lutadores de artes marciais.
O porta-voz do FBI Dave Couvertier não confirmou a identidade do homem morto nem a eventual ligação dele com o atentado em Boston.
"No momento, estamos respondendo a um incidente com tiros envolvendo um agente especial do FBI", disse à Reuters por email. "O incidente ocorreu em Orlando, Flórida. O agente encontrou o suspeito durante a realização de suas funções oficiais. O suspeito está morto. Nós não temos mais detalhes neste momento."
Tsarnaev, de 26 anos, morreu em um tiroteio com a polícia. Seu irmão Dzhokhar Tsarnaev foi encontrado escondido em um barco em Watertown, nos arredores de Boston, quatro dias depois das explosões que mataram três pessoas e feriram outras 264 na linha de chegada da Maratona de Boston, em 15 de abril.
Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi baleado na garganta antes de ser preso e está recebendo tratamento em um hospital da prisão. Ele enfrenta acusações que podem levar à pena de morte se for condenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário