sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fux é o Feliciano do Suprem o ! Rua !

 


Procurado para comentar o assunto, o ministro do STF Marco Aurélio Mello lamentou a declaração de Dirceu pelo fato de, segundo ele, atingir os magistrados de forma geral. “É ruim para toda a magistratura. É o que eu digo sempre: algo que alcance – precedente ou não – um integrante da magistratura coloca em xeque o Judiciário.” Os ministros do Supremo Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski preferiram não comentar as acusações feitas por Dirceu. Já o decano do STF, Celso de Mello, disse no começo da tarde de ontem que não havia lido a reportagem, mas defendeu o direito de manifestação de todos. “Qualquer pessoa tem o direito de se manifestar, independentemente da veracidade do conteúdo da sua fala.” 
 
 
 
O que significa que nenhum Ministro do Supremo saiu à rua para defender Fux, depois que Dirceu e Vaccarezza informaram que ele procurou os dois para anunciar que ia absolver Dirceu, “matar no peito”
Clique aqui para ler “Fux é o Feliciano do Supremo !”
E, tão importante.
O Ministro Celso De Mello defendeu o direito de Dirceu se defender.
Quem quer que o Dirceu se agabeire é o PiG (*).
Celso de Mello e a presidenta, aliás: clique aqui para ler “Dilma admira a coragem de Dirceu”.

Paulo Henrique Amorim





Publicado em 12/04/2013
 

Fux é o Feliciano do Suprem
o !
Rua
!



Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:


Chega-se à verdade por vários caminhos, e nem sempre eles são os mais bonitos.

Mas isso não tira a importância deles. Uma paisagem feia pode levar a um belo destino.

É o caso das revelações de José Dirceu sobre seu encontro com o ministro Luiz Fux. Elas permitiram aos brasileiros saber como funcionam as coisas na hora de escolher alguém para o Supremo, e este conhecimento será a base das pressões que levarão a mudanças.

Você pode dizer, e não sem razão: se ele topou o encontro é porque gostaria de saber como Fux se comportaria no julgamento de extraordinária relevância de que ele, Dirceu, seria réu.

Você diz isso, ou poderia dizer, embora provavelmente fizesse o mesmo nas circunstâncias em que estava Dirceu.

Dentro do lamentável e nada transparente sistema de indicação para o Supremo que vigora no Brasil, não existe impedimento legal nenhum para isso.

E o risco de passar alguns anos na cadeia – sobretudo se você se julga inocente, e sabe que a mídia vai fazer de tudo para enjaulá-lo – pode levar você a fazer o que Dirceu fez.

A atitude de Dirceu em receber Fux – a não ser que sejamos maciçamente hipócritas ou antipetistas radicais – é moralmente defensável.

Chama-se autodefesa.


A de Fux não. Ela é moralmente indefensável. É fruto de uma ambição desumana, de uma vaidade sem limites e de uma ética frouxa, vacilante, tíbia que não se pode aceitar num juiz do Supremo.

Fux tem que ser expurgado do STF. Enquanto ele permanecer lá, os brasileiros, com razão, estenderão ao todo os defeitos da parte.

Feita a limpeza urgente, a sociedade tem que cobrar uma alteração imediata nos métodos de nomeação no Supremo.

Transparência, transparência e ainda transparência.

Isso já deveria estar no debate público quando se soube que a principal razão pela qual Lula indicou Joaquim Barbosa foi o fato de ele ser negro.

(Sem contar a forma como JB abordou Frei Betto para se insinuar entre os candidatos à vaga que Lula – ou para afirmar os negros ou por demagogia, cada qual fique com sua escolha – reservara não ao talento mas à cor da pele.)

Mas o urgente agora é tratar de Fux.

Ele não pode continuar onde está.
Não é apenas o pastor Feliciano que está absurdamente agarrado a uma posição para a qual é uma extravagância intolerável.

Fux se tornou o Feliciano do Supremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário