quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Frevo entra na lista de patrimônios mundiais da Unesco

Folha.com, 05/12/2012 

Frevo entra na lista de patrimônios mundiais da Unesco


ANA CAROLINA DANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS


O frevo acaba de ser incluído na lista do patrimônio imaterial da Unesco. A decisão, anunciada nesta quarta (5) durante a sétima sessão do Comitê Intergovernamental do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, foi recebida com euforia pela delegação brasileira que acompanhava as discussões em Paris.
Passistas pernambucanos carregando os tradicionais miniguarda-chuvas coloridos chegaram inclusive a ensaiar alguns passos em meio ao auditório, arrancando aplausos da plateia.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, que chegou nesta terça (4) à capital francesa para acompanhar a eleição, disse à Folha que a inclusão do frevo à lista é extremamente importante. "Para nós, o frevo junta várias áreas: a dança, a capoeira, a música, o artesanato. É um enorme orgulho ter todas essas capacidades reconhecidas. O reconhecimento nesse nível internacional vai ajudar a manter essa riqueza, que é nossa, por muitos e muitos séculos", afirmou.
O reconhecimento de uma prática como patrimônio imaterial não dertermina nenhum aporte financeiro concreto, mas serve, segundo a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, com meio de promoção e visibilidade, além de "abrir mais possibilidades para medidas de salvaguarda", disse em Paris.
A noção de patrimônio imaterial inclui práticas e expressões que são transmitidas de geração em geração e que contribuem para a identidade de uma determinada comunidade. A Unesco registra cinco grandes domínios que formam o patrimônio imaterial, entre eles a tradição e expressões orais, rituais e eventos festivos, artesanato, além de conhecimentos ligados à natureza e ao cosmos.
O frevo, nascido no Estado de Pernambuco, se tornou o terceiro elemento brasileiro a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Em 2003, a Unesco já havia incluído à lista a pintura corporal e arte gráfica dos índios Wajãpi, do Amapá e, em 2005, o samba de roda do recôncavo baiano. 



Eduardo Knapp - 22.fev.04/Folhapress
Passistas de frevo abrem o tradicional desfile dos Papangus na pequena cidade de Bezerros (120 km de Recife)
Passistas de frevo abrem o tradicional desfile dos Papangus na pequena cidade de Bezerros (120 km de Recife)

MARTA SUPLICY
A ministra Marta Suplicy chegou a Paris no último sábado para acompanhar a eleição na Unesco e selar parcerias na área cultural com a França. Em encontro com a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, ontem, na sede da Unesco, Suplicy anunciou o repasse de US$ 220 mil para financiamento de um estudo preliminar que vai levar à criação de uma nova recomendação da organização para proteção e promoção dos museus e coleções.
Um memorando de entedimento também foi firmado ontem com a ministra francesa da Cultura, Aurélie Filippetti, para intercâmbios de profissionais da area museológica entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Escola do Louvre, a partir de 2013.
Nesta quarta, Marta visita a exposição do artista norte-americano Edward Hopper no Grand Palais. No final do dia, a ministra janta na residência oficial do embaixador do Brasil na França. Amanhã, participa da condecoração do artista plástico Frans Krajcberg pelo prefeito de Paris, Bertrand Delanoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário