segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Protestos do Ocupar Wall Street terminam com mais de 100 ativistas presos

Imagem inline 1
Jornal Correio do Brasil - Notícias online

Protestos do Ocupar Wall Street terminam com mais de 100 ativistas presos

 

17/9/2012 15:18,  Por Carl Edgard com NYT - de Nova York, EUA 


Terminou em Nova York, nesta segunda-feira, com mais de 100 prisões, o primeiro aniversário do movimento Ocupar Wall Street. Os manifestantes se reuniram perto da Bolsa de Nova York e tentaram bloquear o acesso para o local. Os manifestantes haviam planejado para convergir de várias direções para formar uma “parede humana” em torno da Bolsa de Valores para protestar contra o que eles disseram ser um sistema econômico injusto, que beneficia os ricos e as corporações, em detrimento dos cidadãos comuns. Policiais e manifestantes se defrontaram em vários pontos, com manifestantes bloqueando cruzamentos e calçadas por alguns instantes, antes de serem dispersos e, na maioria das vezes, presos.
A polícia agiu com truculência contra o bloqueio dos manifestantes. Patrulhou as ruas e calçadas que levam à Bolsa e formou barricadas, pedindo a identificação de trabalhadores que buscavam acesso ao local. Enquanto isso, manifestantes marcharam pelas ruas agitando bandeiras, sempre acompanhados por bandas tocando Parabéns pra você. Policiais alertavam repetidamente aos manifestantes que eles poderiam ser presos se não se mantivessem em movimento. A maioria dos detidos foi acusada “de conduta desordeira”, segundo a polícia.
Em um ponto entre a Broad Street e da Beaver Street, um comandante da polícia agarrou um homem na multidão. Manifestantes lutaram com ele, tentando libertar o companheiro preso até conseguir, mas os policiais avançaram e arrancaram o ativista entre a multidão que o cercava e o algemaram, sob as vaias da população. O fato marcava o início de um dos episódios mais tensos, que ocorreu quando várias centenas de pessoas marcharam lentamente ao longo da Broadway. Como parte do grupo passou pela Wall Street, uma linha de policiais separava os manifestantes em duas partes. Alguns momentos depois, policiais partiram para cima de um homem que protestava em voz alta na direção das barricadas que isolaram a Wall Street. Os policiais agarraram o ativista, que gritou:
– Eu não fiz nada de errado – pouco antes de ser atirado em um camburão. Enquanto os policiais o arrastavam para a viatura, um outro pelotão tratou de afastar as pessoas que protestavam contra aquela prisão arbitrária junto com os repórteres fotógráficos. Um oficial, repetidamente, empurrava os fotógrafos com um bastão e um tenente da polícia advertiu que a imprensa não poderia mais fazer fotos da passeata.
Ao meio-dia, 124 pessoas estavam presas. As prisões foram, em sua maioria, por acusações de conduta desordeira “por impedir o tráfego de veículos ou de pedestres”, segundo Paul Browne, porta-voz do Departamento de Polícia. No sábado e no domingo, a polícia prendeu 43 pessoas ligadas aos protestos, disse Browne. Enquanto a maioria dessas prisões tinha por base a acusação de conduta desordeira, outros foram presos por resistir à prisão.

Policiais e cavalos
As ruas de Manhatan encheram-se com os gritos dos manifestantes, as sirenes das viaturas da polícia e o ruído dos helicópteros que passavam em voos rasantes. Dezenas de veículos da polícia estacionaram em ruas laterais em todo o distrito financeiro, enquanto homens de terno seguiam a pé para o trabalho e se misturavam aos grandes contingentes policiais que passavam pelas calçadas. Um ponto de encontro marcado, mais cedo nesta segunda-feira, na Water Street, concentrou em frente ao Vietnam Veterans Memorial mais de 400 manifestantes. Outras cerca de 200 pessoas reuniram-se no Zuccotti Park, tomado por manifestantes no último ano e usado como acampamento.
No memorial de veteranos, o ativista Oren Goldberg, que havia acabado de chegar de Bushwick, no Brooklyn, disse ser “emocionante ver qualquer grupo de pessoas que tenta qualquer tipo de mudança”, acrescentando que os participantes do Ocupar Wall Street estavam interessados em “trabalhar para um bem maior do que especulação”. Próximo a ele, Grace de la Aguilera, uma estudante de pós-graduação em espanhol que também é de Bushwick, disse que decidiu se juntar ao protesto devido à “insatisfação com a economia.”
Em seguida, linhas de policiais usando capacetes chegaram à praça dos veteranos e se posicionaram em fileiras perto da Water Street, quando os manifestantes se reuniram em um círculo para uma reunião. Um dos organizadores, Austin Visitante, pediu que as pessoas se mantivessem em grupos, para a própria segurança.
– Ei, todos, vamos desligar Wall Street hoje – gritou enquanto os manifestantes aplaudiram e comemoraram.
Naquele momento, Visitante advertiu que prisões seriam possíveis.
– Nossa meta é William e Wall Street – disse ele.
A manifestação foi seguida de perto pelo comando policial de Water Street, com policiais vestindo camisas brancas, protegidos por homens a cavalo, alinhados em uma fileira. Os manifestantes continuaram a discutir os seus planos e anunciaram, em uníssono, um número de telefone para qualquer ajuda legal, rapidamente escrito com marca-texto em seus braços.
No final da manhã as marchas foram se desmobilizando e muitos manifestantes dirigiram-se à Bowling Green e ao Museu Nacional do Índio Norte-Americano, onde se realizavam as reuniões e o planejamento para as ações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário