quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Graça Foster - Uma profissional experiente e comprometida com os destinos da Petrobrás

 
 
luisnassif, qui, 09/08/2012

fonte: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/graca-foster-a-alma-da-petrobras


        Em quase 60 anos de existência a PETROBRAS tem pela primeira vez como Presidente uma executiva criada dentro da corporação. É um grande diferença. Outros funcionários da Petrobras também foram Presidentes mas não representavam a alma da corporação, já estavam seduzidos pela política e como políticos dirigiram a empresa. A revelação pela CEO de um grande prejuízo trimestral, o maior dos últimos quinze anos, com uma conferencia em que a Presidente não teve qualquer constrangimento em explicar as causas, produziu um resultado raríssimo no mercado financeiro. Ela comunicou o prejuizo e as ações SUBIRAM. Qual a explicação ? Uma única palavra. CONFIANÇA. O mercado viu a clareza, a transparência e a lógica da explicação e sentiu que a companhia tem um piloto experiente e comprometido com os destinos da corporação.
 
        A Petrobras sofreu com sua instrumentação política nos últimos anos. Planos mirabolantes foram anunciados e volumosos recursos gastos, como a construção simultânea de 4 refinarias, algo que nenhuma das majors tentou em 150 anos de historia da industria do petróleo. A excessiva exibição do pre-sal como se fosse uma nova Arabia Saudita também queimou a imagem pela falta de sobriedade que é a praxe nas petroleiras internacionais ao anunciar novas descobertas.
 
        Graça Foster traz a visão da corporação, que sempre foi conservadora, técnica e eficiente. Os desmandos não foram gerados na corporação e sim fora dela. Graça Foster está repondo o trem nos trilhos, o que o mercado apreciou porque viu seriedade, honestidade e racionalidade gerencial. A Petrobras vai necessitar muito do mercado acionário, é a sua forma de financiamento mais barata, como também é de todas as outras majors do petróleo.
 
         Graça Foster fez em 90 dias enormes ajustes na maquina gerencial da empresa. Em uma administração federal carente de quadros, onde a mediocridade impera, essa é uma executiva de verdade, a Presidente Dilma escolheu bem e esperemos que dê sustentação à nova Petrobras.

                                 
.....
 
Data: 08/08/2012  

Fonte: Diretoria da AEPET/Redação


O PMDB na Petrobrás


Segundo a coluna “Panorama Político, de Ilimar Franco, no Globo de domingo, 5/8/12, o Deputado Federal João Magalhães - PMDB-MG ameaça que vai “rodar a baiana”, caso ele e seu grupo não consigam nomear o Diretor da Área Internacional da Petrobrás”. É no mínimo estranho e surpreendente a audácia e atrevimento deste senhor, quando se refere a maior companhia estatal brasileira, como se fosse a loja de um de seus familiares ou outra coisa qualquer, no momento em que a sociedade brasileira cobra bom desempenho da Petrobrás, uma declaração pública dessa natureza, no mínimo desmoraliza a gestão pública e comprova a infeliz interferência do Poder Legislativo na Petrobrás. É lamentável essa atitude do Partido do Vice Presidente da República.(Diretoria-AEPET )

Nenhum comentário:

Postar um comentário