sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os animais do mercado financeiro


Penso que falta um animal nesta lista...
Aquele que representa os que acreditam na infalibilidade do Mercado.



 

Conheça os animais do mercado financeiro
 


Touro, urso, esquilo, abutre, borboleta, porco e golfinho. Por incrível que pareça, isso não é ciência, mas sim mercado financeiro. Veja na galeria abaixo e entenda quais os principais animais presentes no dia a dia de investidores, corretores, poupadores e especuladores do mercado.
Touro - Como os touros dão chifradas, sempre de baixo para cima, na hora de atacar, foram adotados como símbolo de otimismo no mercado financeiro. Em uma analogia ao movimento ascendente, usa-se o termo em inglês “bullish”, que vem de “bull” (touro), para dizer que as perspectivas são de crescimento, de alta e de ganhos.
Urso - Diferentemente dos touros, os ursos atacam de cima para baixo, com patadas. Assim, quando os agentes do mercado financeiro estão pessimistas, é comum usar termos relacionados com o animal. Quando as perspectivas são ruins, de baixa, fala-se que o mercado está “bearish”, palavra em inglês que vem de “bear”, que significa urso.
Esquilo - O esquilo é o símbolo de armazenamento e é usado em referência à formação de poupança. Em inglês, a expressão “squirrel (esquilo) away” é usada no sentido de guardar dinheiro em um lugar seguro para usá-lo mais tarde, como faz o esquilo, que enterra nozes e outros alimentos no outono. Assim, no inverno, eles podem comer esse estoque armazenado.
Abutre -  O animal pode se referir a investidores ou a fundos. Os investidores abutres são aqueles que investem em empresas com problemas financeiros, para comprar papéis da companhia a baixos preços ou créditos podres. O fundo abutre parte do mesmo princípio: são fundos que investem em empresas em recuperação judicial ou em processo de crescimento.
Golfinho -  O investidor Flipper (nome do famoso golfinho da série de televisão) é aquele que compra e vende ações em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em prazo muito curto, visando lucro rápido.
Porquinho - Na Idade Média, muitos britânicos guardavam dinheiro em potes de barro, chamados de pyggs, cujo som é semelhante a pig (porco em inglês). Daí o uso dos porquinhos como símbolo de poupança.
Borboleta - A borboleta é usada para representar uma estratégia de investimentos feita com opções, que são contratos que dão direito de compra ou venda de ativos. Como a operação, quando colocada em um gráfico, tem semelhança com o formato da borboleta, ganhou este apelido. Sua montagem é feita com as chamadas “travas” de alta e de baixa, que são os valores máximos e mínimos para que o investidor se desfaça do ativo.
Efeito Manada - Quando uma onda de investidores resolve comprar ou vender ações, ou outro ativo qualquer, impulsivamente, gera-se o chamado “efeito manada”. Acontece em períodos de euforia, e os investidores acabam vendendo seus ativos quando os preços estão baixos, movidos por um desespero coletivo, e comprando quando está caro, o que reduz suas chances de ganhos.
Muppets - Os muppets entraram para o hall de animais do mercado financeiro no início deste ano, quando um executivo norte-americano pediu demissão do banco de investimentos Goldman Sachs e afirmou que os diretores da instituição chamavam os clientes de muppets, em referência aos personagens do desenho animado infantil “Muppet Babies”. Além disso, no inglês falado no Reino Unido, o termo “muppet” pode ser usado como gíria para uma pessoa estúpida, que age como um fantoche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário