terça-feira, 12 de junho de 2012

Maior peso pesado amador da história, Teofilo Stevenson morre em Cuba


Teofilo Stevenson recebe uma de suas três medalhas de ouro olímpicas
 

 
UOL, 12/06/2012
 

Três vezes campeão olímpico, ex-boxeador cubano morre após sofrer infarto

 
Das agências internacionais
Em Havana (Cuba) 
       
 
Javier Galeano/AP
  • Teofilo Stevenson é considerado o melhor boxeador amador da história Teofilo Stevenson é considerado o melhor boxeador amador da história

O ex-boxeador Teófilo Stevenson, três vezes campeão olímpico na categoria peso pesado, morreu nesta segunda-feira aos 60 anos. Ele sofreu um infarto do miocárdio, de acordo com agências de notícias de Cuba.
   

Ao fundo, Teofilo Stevenson, tricampeão olímpico, observa Sugar Ray Leonardadmirar a o ouro do cubano David Reid no encontro dos três pugilistas em um evento beneficente em 1996 AP Photo/Mark Wilson


Considerado o melhor boxeador amador da história, Stevenson conquistou as medalhas de ouro nos Jogos de Munique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980. Ele ainda teria condições de participar dos Jogos-1984, em Los Angeles (EUA), mas não disputou o evento por razões políticas.
Stevenson encerrou sua carreira como boxeador em 1986, após conquistar o título mundial de boxe pela terceira vez com a vitória sobre o norte-americano Alex Garcia. Em seus 20 anos de carreira, o cubano ganhou 301 das 321 lutas que disputou.
No último sábado, o ex-boxeador participou de uma caminhada realizada em Havana para celebrar a proximidade dos Jogos Olímpicos de Londres. Mais de 100 figuras destacadas do esporte da ilha participaram do evento.
A televisão estatal cubana destacou os "triunfos, simplicidade e patriotismo" de 'Pirolo', como Stevenson era popularmente conhecido. "Além da glória conquistada sobre os ringues, sua morte deixa um vazio incalculável no seio do esporte revolucionário cubano", ressaltou a mídia oficial.
O ex-atleta trabalhava na Federação Cubana de Boxe e na Comissão Nacional de Atendimento a Atletas do Instituto Cubano de Esportes. Em janeiro, Stevenson ficou um longo período internado em estado grave após sofrer problemas vasculares.

O ex-jogador argentino Diego Maradona é fotografado 
ao lado do tricampeão olímpico de boxe Teofilo Stevenson

Nenhum comentário:

Postar um comentário