quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dilma pressiona e Febraban se retrata

Êita, mulher valente!



O Globo.com, 8/05/12 - 22h37

Dilma pressiona e Febraban se retrata

Martha Beck, Gabriela Valente e Aguinaldo Novo


Relatório da Febraban irritou a presidente Dilma. No mesmo dia em que pediu retratação, terça, participou de apresentação de Oficiais-gerais em Brasília (foto)
Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo
Relatório da Febraban irritou a presidente Dilma. No mesmo dia em que pediu retratação, terça, participou de apresentação de Oficiais-gerais em Brasília (foto) Gustavo Miranda / Agência O Globo


BRASÍLIA e SÃO PAULO — A presidente Dilma Rousseff ficou irritada com a relatório distribuído na última segunda-feira pelo economista-chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Rubens Sardenberg — que colocou em dúvida, com ironia, a eficácia das medidas de estímulo ao crédito. Dilma exigiu, por meio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que a instituição se retratasse publicamente. A nota divulgada na terça-feira pela Febraban desautorizando o relatório reflete o pedido de desculpas. Logo que constatou o mal-estar criado pelo relatório, noticiado na terça-feira pelo GLOBO, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, ligou para Mantega para tentar contornar a situação. Foi então informado de que, se as críticas tinham sido públicas, a retratação também teria que ser. Mantega deu prazo até o fim da tarde para a Febraban se manifestar.
Na nota, a Febraran desautoriza Sardenberg, afirmando que a análise do boletim não pode “ser interpretada como um posicionamento oficial da entidade ou de seus associados”. Na véspera, Sardenberg afirmara que “alguém já disse que você pode levar um cavalo até a beira do rio, mas não conseguirá obrigá-lo a beber a água”, numa referência à pressão da equipe econômica para a redução dos spreads (diferença entre o que o banco paga para captar dinheiro e o que cobra do cliente) embutidos nos empréstimos e para o aumento do volume de crédito. Procurado na noite de segunda-feira pelo GLOBO, um interlocutor próxima da presidente Dilma rebateu: “você não pode obrigar um cavalo a beber água, mas ele também pode morrer de sede”.
Na avaliação do economista-chefe da Febraban, não há garantia de que a perspectiva de redução mais acelerada da Selic possa estimular uma “ampliação significativa da oferta de crédito doméstica (do país)”, e que o momento é de incerteza com a inadimplência e a crise financeira internacional.
Segundo interlocutores, a avaliação no Palácio do Planalto e da equipe econômica foi a seguinte: não seria aceitável que a Febraban “batesse” no governo por meio de um relatório amplamente divulgado e pedisse desculpas apenas nos bastidores. Por isso, Mantega disse a Trabuco que a entidade tinha até o fim da tarde para esclarecer o seu posicionamento. Por telefone e por e-mail, o presidente do Bradesco tentou amenizar a crise. Disse a Mantega que o relatório da entidade refletiu uma realidade de mercado e não se tratava de uma tentativa do setor de bater de frente com o governo.
“Gostaria de lhe reafirmar que a nossa posição é a mesma do governo em relação aos objetivos de ampliação do crédito e crescimento econômico”, disse Trabuco ao ministro.
Taxas cobradas por bancos caem levemente em março
Segundo fontes ligadas às instituições financeiras, a Febraban vinha avaliando desde o começo do dia como tratar do assunto, mas após o ultimato de Mantega optou por divulgar a nota. Embora contrariada, a presidente Dilma decidiu que nem ela nem Mantega deveriam vir a público comentar a briga com os bancos, mas deu um recado claro à Febraban: essa foi a segunda vez que o setor “pisou na bola”.
Na primeira vez, o presidente da Febraban, Murilo Portugal, veio a Brasília para uma reunião com a equipe econômica, onde seriam discutidas formas de reduzir o spread bancário. Portugal apresentou uma pauta com 23 reivindicações do setor privado para que o spread caísse no país e ainda saiu da reunião dizendo que “a bola estava com o governo”.
A pressão do governo sobre os bancos já produz algum resultado, mas ainda está longe da pretensão de derrubar de vez os juros na ponta do consumidor. É o que mostra uma pesquisa que será divulgada hoje pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e contabilidade (Anefac), considerando várias linhas de crédito (juros no comércio, cartão de crédito, cheque especial, CDC e empréstimo pessoal). A taxa média cobrada por bancos, financeiras e no comércio caiu de 6,33% ao mês, em março, para 6,25% em abril — um corte de 0,08 ponto percentual. Anualizado, aquele percentual chega a 106,99%.


Imagem inline 1


http://cartamaior.com.br/templates/imagens/globe_rodando_172x65.gif
http://ia.nspmotion.com/tracking/?p=51809&sc=9812&r=%5btimestamp%5dTerça-Feira, 08 de Maio de 2012


A banca ameaça o Brasil com a seca de crédito

 
Por Saul Leblon
 

O que antes era veiculado em linguagem cifrada, escandida no jargão economês e com pretensa universalidade técnica, agora se dá de forma desabrida. A luta política assumiu as rédeas da agenda econômica. É salutar. Política é economia concentrada. O que essa densidade mostra nas últimas horas, porém, é preocupante. Assiste-se ao repto das finanças, uma vingança dos bancos contra as urnas e governos soberanos, o do Brasil entre eles, que decidiram rejeitar a espoliação financeira sobre a sociedade e o processo de desenvolvimento. Está acontecendo na Europa, mas aqui também.

O Estado brasileiro coordenou a queda da Selic, cortou os juros nos bancos estatais e assumiu o risco de reformular a poupança, tirando o piso de apoio da espiral rentista. Acuada nessas frentes, a banca dissimulou sua resistência em silêncio, mas decidiu boicotar a estratégia no cerne: recusa-se a expandir o crédito, um dos requisitos para mitigar o contágio da economia brasileira pela recessão mundial. Nesta 3ª feira, o sindicato dos bancos, a Febraban, abriu o jogo pelos jornais. As declarações do economista -chefe da instituição, Rubens Sardenberg, excretavam uma postura desafiadora de boicote que não poderia ficar sem respostas. Disse Sardenberg: "Você pode levar um cavalo até a beira do rio, mas não conseguirá obrigá-lo a beber água. É possível criar condições mais favoráveis à expansão do crédito reduzindo as taxas básicas, mas uma ampliação efetiva das operações passa por uma postura mais agressiva, tanto dos emprestadores como dos tomadores de crédito, que por sua vez depende de expectativas econômicas mais otimistas". Em resumo, boicotaremos a política oficial.
A desfaçatez cometida pelo sindicato dos banqueiros - o segundo episódio dessa natureza depois que o presidente do órgão, Murilo Portugal, afrontou o governo no caso dos spreads-- exigia resposta à altura. Dilma o fez; à tarde a Febraban recuou em nota oficial. Já havia recuado formalmente no atrito anterior há cerca de 15 dias;o recuo, como se vê, era um simulacro.

A crise mundial preocupa. O país não pode ficar a mercê de um lock-out de banqueiros que ameaçam colocar a economia a qualquer momento sob uma seca de crédito desestabilizadora. Mais que retratação, este novo conflito com a banca recoloca a grande pergunta iluminada pela crise neoliberal: a responsabilidade pública de prover crédito e financiamento à economia pode ficar sob controle da ganância privada? Crédito é um serviço público concedido à iniciativa privada. Uma ferramenta estratégica que exige compromisso com o país. Não pode ficar sob o controle de cavalos que recusam água - e dão coice na Nação.


 
Viomundo, 9 de maio de 2012
 

Sobre o cavalo e quem paga a conta da alfafa

 

Por Luiz Carlos Azenha


Ontem a capa de O Globo — na mesma edição que nos brindou com importante editorial, aliás, com este aqui — trouxe a informação de que os banqueiros teriam reagido ao discurso do Dia do Trabalho em que a presidente Dilma cobrou queda dos juros. “Bancos reagem a Dilma e não garantem crédito maior”, dizia a manchete. Lá dentro, referência a relatório do economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg que, segundo o jornal, “alfinetou”: “Alguém já disse que você pode levar um cavalo até a beira do rio, mas não conseguirá obrigá-lo a beber água”.
Juvandia Moreira, a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, acha que cabe a quem paga a conta da alfafa botar o cavalo na linha. Ou seja, você, caro leitor. Como? Comparando as tarifas e os juros cobrados em todas as operações bancárias. Optando sempre pelo melhor preço.
Ela não cobra apenas dos banqueiros privados. Cobra, também, do Banco do Brasil. Segundo a sindicalista, o BB não tem a mesma transparência da Caixa Econômica Federal, especialmente no crédito pessoal, que no banco estatal está, diz ela, ligado a um pacote de tarifas que custa caro.
Há muito espaço para o crédito no Brasil crescer, afirma Juvandia. Ele representa 48% do PIB, quando nos Estados Unidos chega a 200%.
Juvandia diz que os bancos privados brasileiros fecharam robustos o primeiro balanço do ano — nenhum pangaré à vista –, “escondendo lucro” através de um aumento de provisionamento de 30 a 40%, quando a inadimplência não deu o mesmo salto.
Lembrei a Juvândia que os bancos poderiam estar apenas respondendo ao agravamento da crise internacional, mas ela acredita que não, que o Brasil tem um mercado interno grande, “muita coisa por fazer” e que os bancos devem contribuir para manter a economia aquecida oferecendo crédito com juros mais baixos que os atuais.
A Febraban, por sua vez, divulgou nota na qual diz que o relatório citado em O Globo não expressa a opinião da entidade: “A FEBRABAN e os bancos associados estão comprometidos com a expansão vigorosa e saudável do crédito, que é a razão de ser do sistema bancário, e é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.


Imagem inline 2

 

http://cartamaior.com.br/templates/imagens/globe_rodando_172x65.gif
http://ia.nspmotion.com/tracking/?p=51809&sc=9812&r=%5btimestamp%5dQuarta-Feira, 09 de Maio de 2012


Que morra de sede o capital especulativo


Por Emir Sader

 
Originalmente o capital financeiro era um apoio do capital produtivo. Os agricultores tomavam dinheiro emprestado para a colheita, depois devolviam uma parte dos seus ganhos para os emprestadores.

O neoliberalismo teve como sua bandeira central a desregulamentação, a partir do diagnóstico de que a economia tinha deixado de crescer porque haveria excessiva quantidade de normas, que dificultariam os investimentos. Por isso o programa neoliberal pode ser resumido em: desregulamentação, liberalização, para a livre circulação dos capitais. Supostamente os capitais investiriam mais e todos terminariam ganhando, com mais produção, mais emprego, etc.

Não foi o que aconteceu
. Porque o capital não é feito para produzir, mas para acumular riqueza. A desregulamentação promoveu uma gigantesca transferência de capitais do setor produtivo ao setor especulativo, onde os capitais ganham muito mais, pagando menos impostos e com liquidez quase total. Esse fenômeno se deu em escala mundial, a ponto de que atualmente mais de 90% dos intercâmbios econômicos não são de produção de bens, mas de compra e venda de papeis, de especulação, que não produz nem bens, nem empregos.
O neoliberalismo promoveu assim a hegemonia do capital financeiro, sob sua forma especulativa
. Não a de financiar investimentos produtivos ou pesquisas ou consumo, mas de viver e lucrar da venda e compra de papeis, em detrimento da produção e da geração de empregos.

O poder do capital financeiro, diante de Estados fragilizados pelas aberturas econômicas dos mercados internos, pela financeirizacao das economias, pela desregulamentação econômica, faz com que ele seja o agente fundamental das crises econômicas, que são detonadas como crises financeiras.

Em 2008, a crise atual começou como crise dos bancos. Estes foram salvos pelos Estados. Mas, ao invés de salvarem os países, eles se salvaram a si mesmos. No novo ciclo da mesma crise, iniciado em 2011,
os bancos foram agentes da crise e desta vez quebram Estados.

No Brasil, a taxa de juros mais alta do mundo é um obstáculo fundamental para dar continuidade ao ciclo de expansão econômica, com as políticas sociais intrinsecamente vinculadas a ela. Ela atrai o capital especulativo internacional e nacional, com todas as consequências desestabilizadoras sobre nossa economia.

O governo brasileiro está comprometido com que os juros no Brasil cheguem ao nível internacional, deixando de atrair o pior capital para cá. Mas isso não basta,
é preciso taxar de forma mais forte a circulação do capital financeiro.

Esse é um enfrentamento antineoliberal central:
quebrar a hegemonia do capital especulativo no Brasil. Fazer com que o capital especulativo morra de sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário