terça-feira, 29 de maio de 2012

Chanceler alemã aponta Berlim no meio da Rússia

Parece que os políticos amantes do neoliberalismo tem sérios problemas com História e Geografia.
 
 
 
O Globo.com, 29/05/2012
 

Em escola, Merkel localiza Berlim no mapa da Rússia

O Globo
Com agências internacionais
 



BERLIM – O que parecia ser uma inofensiva visita a uma escola alemã, longe da pressão e importância das reuniões da União Europeia (UE), acabou se tornando uma gafe embaraçante para a chanceler Angela Merkel. A líder, dita como uma das mulheres mais poderosas do mundo, localizou Berlim, a capital de sua nação, no meio da Rússia, em um mapa exibido na sala de aula.
Tudo começou quando um aluno pediu que ela mostrasse no mapa onde é Hamburgo, cidade onde Merkel nasceu. Demonstrando estar confusa, a chanceler disse que iria usar como ponto de referência a capital Berlim. Depois de pensar um pouco, ela indicou um ponto no meio da gelada região central da Rússia, arrancando risadas dos alunos.
Uma professora presente na sala corrigiu com delicadeza o erro, o que fez a chanceler piorar a situação e reafirmar o erro.
– O quê? A Rússia é tão perto? E Berlim deveria ser aqui – indicando o ponto no território russo.
O vídeo, divulgado pelo canal RussianTV (RT) no Youtube, já tem quase 300 mil visualizações e foi tema de um artigo no jornal “Vecernje Novosti”, de Belgrado, que descreveu o caso como "gravemente embaraçoso".

                                                                                  ----------
Engano compreensivel... Sua pátria de coração é os EUA.
É dos EUA que Serra está a serviço.

 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK2zt0EDiSytAqTIyccJ-9jb4w5u6lykWfJwU1-tAbrTGah65d4iHJMT8Qp7e6kRavlqZ-uXMluy_MyfuBl_9_oChfK6co_djMeXvpwUOfyONn1zNv27xlAd43-lUbWOCDEvLZ-0cfpHY/s1600/a-primeira-bandeira-do-brasil.png
A bandeira brasileira de acordo com Zé Bolinha-de-Papel


O Globo.com, 02/03/2012

Serra comete gafe e diz que nome do país é Estados Unidos do Brasil




http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2012/03/serra-e-boris_tv1.jpg
Nem o Boris engoliu

Serra foi entrevistado por Boris Casoy e cometeu gafe ao afirmar que o país se chama Estados Unidos do Brasil


RIO – Pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra cometeu uma gafe ao participar do “Jornal da Band” na noite de quinta-feira. Ao responder um questionamento do apresentador Boris Casoy sobre a possibilidade de a crise econômica na Europa chegar ao país, o tucano disse que o nome completo do Brasil é Estados Unidos do Brasil, quando, na verdade, o país se chama República Federativa do Brasil desde o final dos anos 60, no governo de Costa e Silva.
- Eles (a Europa) criaram uma moeda única na Europa sem que houvesse um país. O Brasil se chama Estados Unidos do Brasil. Os Estados Unidos se chamam Estados Unidos da América – respondia Serra, quando foi imediatamente corrigido por Boris Casoy:
- Não, o Brasil não se chama Estados Unidos do Brasil.
- Mudou? – questionou Serra.
- Se chama República Federativa do Brasil – completou o apresentador.
O tucano, então, emendou:
- O que é parecido. É federação.
Serra já foi candidato à Presidência em duas ocasiões: em 2002, quando perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva, e em 2010, quando foi derrotado pela presidente Dilma Rousseff.
Segundo o portal da Câmara dos Deputados, a mudança no nome do país ocorreu em 1968, na chamada Quinta República, em pleno regime militar. Nesse período de governo, o nome oficial passou de "Estados Unidos do Brasil" para "República Federativa do Brasil" a partir da Lei nº 5.389, de 22 de fevereiro de 1968 e do Parecer nº H-733, de 14 de setembro de 1968, da Consultoria Geral da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário