segunda-feira, 23 de abril de 2012

A plástica de Zé Bolinha-de-Papel




23/04/2012


Serra: a plástica na imagem aos 70 anos


 
Por Luis Nassif

Em Poços de Caldas, na minha adolescência, tinha o salão de beleza do Darcy Cabeleireiro.
Certo dia entrou lá uma senhora, mulher do fiscal de renda, que tinha sido candidata a deputada estadual. Era extraordinariamente feia. Entrou lampeira e solicitou ao seu Darcy:
- Me transforme em uma Marta Rocha.
E ele, na bucha:
- Minha senhora, isto aqui é um salão de beleza, não uma tenda de milagres.
70 anos, fim de carreira, sem ter conseguido ter uma ideia inovadora sequer nos cargos executivos que exerceu, Serra pretende ganhar a imagem de prefeito inovador.
O marqueteiro Luiz Gonzales deveria se espelhar no seu Darcy:
- Serra, isto aqui é uma empresa de marketing, não uma tenda de milagres.

 

Do Jornal da Tarde

Serra tenta imagem de ‘novidade’ eleitoral

·          
·         23 de abril de 2012  

Prestes a iniciar sua quarta campanha à Prefeitura – concorreu em 1988, 1996 e 2004 –, José Serra (PSDB), de 70 anos, tentará se apresentar ao eleitor paulistano como candidato da “inovação”. Aliados do tucano avaliam que os adversários na corrida eleitoral – em especial o petista Fernando Haddad, de 49, que disputa sua primeira eleição – tentarão “colar” em Serra imagem de “velho”.
Serristas apontam o caminho: querem que ele enfatize discurso pautado por propostas de gestão eficiente, redução da burocracia e informatização de serviços públicos. Esse aspecto será um dos motes da fala de Serra na propaganda do PSDB paulista na TV, que vai ao ar a partir de sexta.
Em compromissos nos bairros, o tucano tem adotado discurso de que implantou, na Prefeitura e no governo paulista, projetos que ele considera ousados – como a expansão da Marginal do Tietê – e marcas como a Virada Cultural. “Modéstia à parte, se vocês olharem o que a gente fez na capital, a quantidade de inovação é imensa – e nós vamos continuar nessa direção”, disse em evento na Lapa.
No mês passado, aliados do ex-presidente Lula relataram que ele chamou Serra de “político de ontem com ideias de anteontem”. Embora tucanos avaliem que o PSDB tem mais penetração no eleitorado de São Paulo, há receio de que um elemento novo na disputa tenha vantagem, como ocorreu na disputa presidencial com a também iniciante Dilma Rousseff.
Serra será o mais velho entre os principais postulantes à Prefeitura. “Os outros candidatos podem ser jovens, mas são mais velhos em práticas e propostas”, rebate Walter Feldman, que atua na campanha do tucano e o chama de “político da modernidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário