terça-feira, 17 de abril de 2012

Hillary diz que Dilma "criou padrão para o mundo" no combate à corrupção

Dilma cobra transparência e promete melhoria do gasto público
Presidente participou, ao lado de Hillary Clinton, 
da abertura da reunião anual da Parceria para o Governo Aberto
 

UOL, 17/04/2012 11h30

Hillary diz que Dilma "criou padrão para o mundo" no combate à corrupção

 

Maurício Savarese
Do UOL, em Brasília 



Ueslei Marcelino/Reuters
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, está em visita ao Brasil desde ontem
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, está em visita ao Brasil desde ontem


No último dia de sua viagem ao Brasil, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou nesta terça-feira (17) que o empenho da presidente Dilma Rousseff na luta contra a corrupção “criou um padrão para o mundo”. Ela fez o comentário na abertura das discussões da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto, que reúne líderes de 53 países na capital federal.

Criada no ano passado, a conferência surgiu de uma ideia de Dilma e do presidente norte-americano, Barack Obama, que conversaram na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA). A parceria é um fórum de participação voluntária.
Hillary afirmou que “os governos que se escondem do público, que descartam a ideia de abertura” no futuro “terão mais dificuldade para manter a segurança”. “A corrupção mata e destrói o potencial dos países. Tira a motivação das pessoas. Este é um recado para nossas populações, defendemos a abertura”, disse Hillary.

“Achamos que quando a população pode se expressar, nós fazemos melhor. A vontade política é que determina se prestamos conta ou não”, disse ela, pouco antes do elogio a Dilma: "
Seus esforços criaram um padrão mundial no combate à corrupção".

Em seu discurso no evento, a presidente Dilma disse que "todos têm a ensinar". "Acreditamos que todos os países que participam desse processo têm algo a ensinar e algo a aprender. Damos mais um passo no sentido de construir relações harmônicas entre os países", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário