quarta-feira, 25 de abril de 2012

General israelense: Irã não está pronto para fabricar bombas atômicas

Imagem inline 2


UOL, 25/04/2012 

General israelense: Irã não está pronto para fabricar bombas atômicas

AFP


JERUSALÉM, 25 Abr 2012 (AFP) -O comandante do Estado-Maior do exército israelense, o general Benny Gantz, afirmou que os dirigentes iranianos, que considera "muito racionais", não decidirão dar o último passo para a fabricação de armas nucleares.

"O Irã avançará pelo caminho da obtenção da bomba, mas primeiro tem que tomar a decisão de fazer isto. Se o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei desejar, o país seguirá adiante na aquisição da bomba atômica, mas a decisão deve ser tomada primeiro", afirmou o general.

"Acredito que seria um enorme erro e não acredito que (Khamenei) queira dar este passo adicional. A classe dirigente iraniana é formada por gente muito racional", completou em entrevista ao jornal Haaretz.

"Mas admito que tal capacidade (nuclear) nas mãos de fundamentalistas islâmicos, que poderiam em um certo momento fazer outros cálculos, é perigosa", destacou o general Gantz.

Ao ser questionado sobre um possível ataque israelense contra as instalações nucleares iranianas, o general afirmou que a "opção militar é a última em termos de cronologia, mas a primeira em termos de credibilidade".

Também disse que as sanções internacionais contra o Irã começam a dar resultados.



Imagem inline 1




Possível ciberataque atinge infraestrutura de petróleo do Irã

 

23/4/2012 14:11,  Por Redação, com agências internacionais

Autoridades iranianas estão investigando um possível ciberataque sobre o principal terminal de exportação de petróleo do Irã, informaram fontes do país nesta segunda-feira.
O vírus foi registrado no final de domingo e afetou sistemas do Ministério do Petróleo do Irã e a petrolífera nacional do país, publicou a agência de notícias Mehr.
A agência de notícias Mehr disse que o vírus atingiu o sistema de comunicações e internet do Ministério do Petróleo. Como precaução, os sistemas de tecnologia da informação que controlam a ilha de Kharg e uma série de outras instalações petrolíferas foram desconectadas da Internet, segundo a agência.
O chefe da defesa civil no ministério, Hamdullah Mohammadnejad, informou que as autoridades iranianas estabeleceram uma unidade de crise e estavam agindo para neutralizar os ataques, de acordo com a mídia local.
O programa nuclear iraniano teria sido o principal alvo do Stuxnet, o primeiro vírus que se acredita tenha sido criado especificamente para subverter sistemas industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário