sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A sinalização (deles)

http://www.cartamaior.com.br/arquivosCartaMaior/FOTO/85/foto_mat_33648.jpg


http://cartamaior.com.br/templates/imagens/globe_rodando_172x65.gif
Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2012

 

RIO-20 DOS RICOS: 'EU CONSUMO, VOCE JEJUA'


"(Antes) a  solução que as pessoas encontravam era 'controle a população dos países em desenvolvimento, porque senão eles vão consumir o que nós precisamos (...) é a visão (malthusiana) de que o problema do mundo é que tem pobre demais e poucos recursos naturais. Agora a preocupação é outra: os pobres estão virando classe média (...) o que é uma ótima notícia. E também é verdade que isso representa um desafio para o ambiente.

Mas a solução não é restringir o consumo só deles. A solução é um esforço mundial para que não haja uma divisão do gênero: a classe média americana pode ter quatro carros e classe média indiana tem que andar de bicicleta. A sinalização (deles) é a seguinte: "Nós inventamos esse conceito de classe média meio para a gente. Não é para vocês, não.

Isso não é possível (...)  não se pode aceitar é que os países desenvolvidos considerem que nós temos que repensar o que é padrão de consumo de classe média, e eles, não" (embaixador  André Aranha Corrêa do Lago,  negociador-chefe do Brasil para a Rio+20, para quem essa é uma conferencia sobre desenvolvimento sustentável; Valor; 16-02)

Nenhum comentário:

Postar um comentário