sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Foto de soldados americanos com bandeira nazista

O Globo.com, 10/02/2012

Foto de soldados americanos com bandeira nazista cai na Internet

Com agências internacionais


http://dialogospoliticos.files.wordpress.com/2012/02/soldados-americanos-nazi-yahoo-jpg_125210.jpg
Foto tirada em 2010, no Afeganistão, revoltou internautas AP 


WASHINGTON - A Internet traiu mais uma vez soldados americanos no Afeganistão. Em mais uma imagem polêmica, dez homens da Marinha aparecem armados e com trajes militares ao lado de duas bandeiras: uma dos EUA e outra nazista, com o símbolo da SS. A foto foi tirada em setembro de 2010, mas caiu na rede nesta semana, causando revolta entre internautas.
O corpo de infantaria da Marinha condenou, em comunicado, a imagem, dizem que o símbolo nazista é “inaceitável”, mas disse que os soldados não serão castigados. Segundo o canal de televisão Fox, os homens teriam confundido o significado da bandeira. Para eles, o símbolo da SS era na verdade uma abreviação da palavra sniper scouts (algo como escoteiros francoatiradores, em tradução livre).
Os soldados perteciam à base militar de Camp Pendleton, na Califórnia. A porta-voz da unidade comandante Gabrielle Chapin reiterou que seus homens nunca tiveram a intensão de se associar a uma organização racista, como a SS. O comandante da base não os puniu, porque teria considerado que agiram por ignorância, não por intolerância.
— Não sabiam que estavam se vinculando a algo racista, facista — defendeu Gabrielle.
No mês passado, outra unidade da Marinha se viu em uma situação delicada depois que um vídeo com seus homens urinando no que seriam corpos de membros do Talibã no Afeganistão caiu na Internet. Na época, o secretário de Defesa, Leon Panetta, condenou o ato, classificando-o de “deplorável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário