quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sargento americano acusado de matar civis no Iraque fica em liberdade

http://i.i.com.com/cnwk.1d/i/tim/2012/01/23/frank_wuterich_136625427_fullwidth_620x350.jpg

 
Jornal do Brasil, 25/01/2012

Sargento americano acusado de matar civis no Iraque fica em liberdade 

Agência AFP

O sargento americano acusado do assassinato de 24 civis iraquianos em 2005 foi sentenciado nesta terça-feira ao rebaixamento de sua patente para soldado, mas não irá à prisão porque já cumpriu a pena durante o processo, disseram fontes militares.
O sargento Frank Wuterich, o último membro de um esquadrão a enfrentar a Justiça depois que os demais foram absolvidos por este caso, foi sentenciado também a 90 dias de prisão, mas ficará em liberdade porque já cumpriu esse prazo durante o processo marcial.
"Wuterich foi sentenciado a 90 dias de confinamento e à redução (de sua patente) para soldado", informou um comunicado militar.
No entanto, "a autoridade convocada esteve de acordo que não se cumpriria (mais) tempo (de confinamento)", porque Wuterich já o cumpriu durante o processo, explicou à AFP Chad McMeen, porta-voz da base militar de Camp Pendleton na Califórnia, onde ocorre o julgamento marcial.
Na segunda-feira, Wuterich declarou-se culpado de negligência no cumprimento de seu dever, mas graças a um acordo com a promotoria foram desconsideradas as demais acusações - entre elas nove acusações de homicídio - que pesavam sobre ele.
O ex-sargento de 31 anos é responsabilizado pelo que é considerado o pior crime de guerra cometido no Iraque pelos Estados Unidos, com 24 mortos, muitos deles mulheres e crianças.
Os fatos remontam a 19 de novembro de 2005, quando um militar americano morreu devido a uma bomba artesanal colocada em uma estrada na cidade de Haditha, 260 km a oeste de Bagdá.
Depois desse bombardeio, Wuterich, que não tinha experiência prévia de combate, enviou seus homens à caça de insurgentes em uma ação que a promotoria considerou uma vingança e que resultou no massacre.
Quando souberam na notícia, familiares das vítimas e residentes de Haditha expressaram seu desgosto com a sentença.
"Isso é uma agressão ao sangue dos iraquianos", lamentou o advogado Khalid Salman, que também é vereador da cidade.
"Isso é um castigo para crimes menores. Mas matar 24 pessoas inocentes e receber uma pena de três meses? É uma agressão à humanidade".
Antes de escutar sua sentença no tribunal nesta terça-feira, Wuterich disse que sentia muito e insistiu que ele não é "um assassino sanguinário de bebês".
Dirigindo-se a três sobreviventes do massacre, disse, lendo um texto: "não tenho palavras para expressar meus sentimentos pela perda de seus entes queridos. Sei que nada que eu possa dizer será capaz de mitigar a dor".
Wuterich insistiu que apenas estava cumprindo seu dever.
"A verdade é que não acredito que ninguém do meu pelotão (...) tenha atuado de forma desonrosa e oposta aos altos ideais nos quais vivemos como fuzileiros navais".
Outros sete fuzileiros sob o comando de Wuterich foram acusados neste caso e já foram inocentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário