segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Naji Nahas, o único beneficiário da ação policial violenta em 'Pinheirinho'

http://cartamaior.com.br/templates/imagens/globe_rodando_172x65.gif
Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2012
 

A LÓGICA DO DINHEIRO GROSSO CONTRA O POVO MIÚDO   

Qual o sentido em se despejar violentamente cerca de 1.660 famílias pobres, que já estão construindo suas casas, que mal ou bem abrigam-se sob um teto e erguem uma comunidade, para depois cadastrá-las nas intermináveis filas dos programas de habitação social que para atende-las terão que adquirir ou desapropriar glebas, viabilizar projetos, contratar obras até , finalmente, um dia - se é que essa dia chegará -  devolver um chão e alguma esperança de cidadania a essa gente?
Mas, sobretudo, qual o sentido dessa enorme volta em falso quando o único beneficiário da ação policial violenta contra a ocupação de 'Pinheirinho', em São José dos Campos (SP), chama-se Naji Nahas? Dono do terreno, com dívidas de R$ 15 milhões junto à prefeitura local, Nahas é um especulador  notório, preso em  julho de 2008 pela Polícia Federal, na operação Satiagraha, junto do não menos notório banqueiro Daniel Dantas, ambos acusados de desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.
Qual o sentido do 'desencontro' entre o manifesto desejo de um acordo favorável aos moradores de 'Pinheirinho', expresso pelo governo federal, e a engrenagem política-judicial repressiva e desastrada do governo paulista? Qual o sentido?
O sentido é justamente esse, apenas esse: a supremacia do dinheiro grosso contra o povo miúdo.  



Pinheirinho: "Direita oligárquica não descansa", diz Boaventura

Ivan Trindade

http://www.cartamaior.com.br/arquivosCartaMaior/FOTO/82/foto_mat_32909.jpg


Canoas (RS) - O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos comentou neste domingo, a violenta ação da Polícia Militar de São Paulo na desocupação da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, São Paulo, na manhã deste domingo. Relatos dos próprios moradores dão conta de pelo menos sete mortes, informação não confirmada pela polícia militar até o final da tarde deste domingo.
Em Canoas para uma oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais, evento pré-Fórum Social Temático, Boaventura condenou duramente a ação de reintegração de posse autorizada pela justiça paulista e executada pelo governo do estado, comandado pelo governador tucano Geraldo Alckimin (PSDB).

Para o professor, a violência é um recado da direita oligárquica a todos os movimentos sociais que lutam por seus direitos. Uma tentativa de desmoralizá-los. Para ele, a direita é anti-democrática e não hesita em usar de todos os meios para garantir seus interesses, sejam meios legais ou não.

O sociólogo cobrou uma ação firme do governo federal no caso e considera que mesmo com a violência, os movimentos sociais não se deixarão desmoralizar e seguirão em suas lutas por direitos fundamentais de cada cidadão.
.....
O Estado.com, 22 de janeiro de 2012 | 19h 34

 
Para OAB, houve 'quebra do pacto federativo' em desocupação


Artur Rodrigues, de O Estado de S. Paulo


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, classificou como ilegal a reintegração de posse, que foi realizada ontem apesar de ordem da Justiça Federal mandando suspender a ação.
"Há um conflito de competências e isso só pode ser solucionado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Houve quebra do pacto federativo", afirmou Cavalcanti. Ele também chamou a atenção para supostas violações de direitos humanos durante o processo de reintegração de posse realizado pela Polícia Militar.
Na manhã de ontem, uma ordem suspendendo a reintegração, assinada pelo juiz federal plantonista Samuel de Castro Barbosa Melo, foi entregue por oficiais de justiça ao assessor da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Rodrigo Capez. Segundo o TJ-SP, o Tribunal Regional Federal não tem competência para intervir na questão.
"O ato judicial concorrente do Tribunal Regional Federal não tem qualquer efeito para esta Justiça do Estado de São Paulo, que é absolutamente independente e não tem relação com aquele outro ramo do Judiciário", escreveu o presidente do TJ-SP, Ivan Ricardo Garisio Sartori, em resposta a consulta da juíza Márcia Faria Mathey Loureiro, da 6ª Vara Cível de São José dos Campos, que havia emitido a ordem de reintegração de posse da área.
Na última terça-feira, a polícia se dirigia para fazer a reintegração de posse quando a juíza federal Roberta Monza Chiari suspendeu a ação. A liminar dada por ela foi cassada no mesmo dia pelo juiz federal Carlos Alberto Antônio Júnior, substituto da 3ª Vara Federal em São José dos Campos. No entanto, na sexta-feira, o desembargador federal Antonio Cedenho revalidou a decisão da magistrada.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ao Estado que foi surpreendido pela ação policial, mas que teve do governador Geraldo Alckmin garantias de que "seria pacífica e segura".
Cardozo afirmou que logo pela manhã, telefonou para o governador. "O Alckmin me disse que tinha de atender a decisão judicial e que a tropa era preparada."
Do Secretário-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, Cardozo ouviu que "ao governo federal, só resta acompanhar".
COLABOROU JOÃO DOMINGOS
http://n.i.uol.com.br/ultnot/album/120114_reintegracaosjc_f_052.jpg

23.jan.2012 - Famílias que viviam na ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), 
são alojadas em igreja no bairro Campo dos Alemães.



23 de janeiro de 2012 às 11:12

Gerson Carneiro: Show de escárnio e cinismo do casal Alckmin

Por Gerson Carneiro



Enquanto a PM paulista agia violentamente contra os moradores do Pinheirinho, o casal Lu e Geraldo Alckmin exibia no twitter um cinismo indefesável, inominável. Escárnio, mesmo! Eu não resisti. Respondi à dona Lu.

http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pinheirinho-alck-e1327323887635.jpg
http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pinheirinho-alck1-e1327323934342.jpg
http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Pinheirinho-LU-1-e1327323991573.jpg
http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Pinheirinho-Lu-2-e1327324074470.jpg
http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pinheirinho-lu-e1327324124254.jpg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário