segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Graça Foster deve ser a nova presidente da Petrobras

O Estadão.com, 23 de janeiro de 2012 | 12h 25

Petrobrás confirma indicação de Graça Foster para a presidência
 

Agência Estado
http://economia.estadao.com.br/EN/img/barra/graca__divulgacao.jpg 

SÃO PAULO - A Petrobrás, maior empresa brasileira, divulgou comunicado nesta segunda-feira, 23, informando que o presidente do conselho de administração da estatal, Guido Mantega, já confirmou a indicação da atual diretora de Gás e Energia da estatal, Maria das Graças Silva Foster, para a presidência da empresa. A proposta deve ser apreciada na próxima reunião de conselho, que acontecerá em 9 de fevereiro. Ela substituiria José Sergio Gabrielli.
A principal razão para o executivo deixar a estatal seria sua disposição de concorrer ao governo da Bahia em 2014. O plano do PT, estimulado pelo ex-presidente Lula, segundo fontes, é de que Gabrielli assuma uma secretaria no Estado ainda neste ano.
A opção por Maria das Graças para o cargo não surpreende. Além de amiga da presidente Dilma Rousseff, a executiva tem um perfil técnico. Seu nome chegou a ser cotado para assumir um ministério no início do governo Dilma. Conhecida por ser dura nas negociações, ela entrou na Petrobrás como estagiária em 1978 e chegou a ser uma das primeiras mulheres a trabalhar "embarcada" nas plataformas de petróleo em alto-mar.
As especulações sobre a saída de Gabrielli e a ascensão de Maria das Graças começaram no ano passado. Em dezembro, durante um café da manhã com jornalistas, o presidente da estatal chegou a negar que seria candidato a Prefeitura de Salvador nas eleições deste ano.
Indicado pelo então presidente Lula, Gabrielli entrou na Petrobrás em 2003 como diretor financeiro. Na época, sua nomeação causou desconfiança no mercado, que considerava seu perfil acadêmico demais para o cargo.
Em dois anos, virou o jogo com os investidores e conquistou prêmios internacionais, como do jornal New York Times. Quando assumiu a presidência da empresa, em 2005, o cenário já era bem mais favorável para o executivo.
(Com Mônica Ciarelli, de O Estado de S.Paulo) 
.....

Jornal do Brasil, 23/01/2012

Graça Foster será nova presidente da Petrobras, diz empresa

 

A Petrobras informou nesta segunda-feira que o presidente do Conselho de Administração da empresa, Guido Mantega, indicará a atual diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a estatal, em substituição a José Sergio Gabrielli.
O comunicado já teria sido enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), segundo a Globo News.
O nome de Graça Foster deverá ser apreciado pelos membros do conselho, em reunião que acontece dia 9 de fevereiro.
Gabrielli ocupa a presidência da empresa desde julho de 2005. Segundo a Petrobras, Graça Foster, ex-presidente da Petroquisa e da Petrobras Distribuidora, "está à frente da área de Gás e Energia da Petrobras desde setembro de 2007, quando se tornou a primeira mulher a assumir uma diretoria da companhia".
Confira a nota da Petrobras:
"Esclarecimento sobre Noticias: Alteração na Diretoria Executiva
Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2012 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras esclarece sobre notícias divulgadas na imprensa acerca de possíveis alterações na Diretoria Executiva.
A Companhia informa que o Conselho de Administração é o órgão responsável pela eleição de seu presidente. O Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Sr. Guido Mantega, já manifestou que vai encaminhar como proposta a ser apreciada na próxima reunião do mesmo, a se realizar dia 9 de fevereiro próximo, a indicação da atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a Petrobras.
Uma vez o assunto em questão seja aprovado pelo Conselho, a Companhia dará ampla divulgação do fato."

Nenhum comentário:

Postar um comentário