sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entenda as ameaças que representam o SOPA e o PIPA

Proteste, divulgue, reaja! 
 

http://www.cartoonmovement.com/depot/cartoons/2012/01/WeGrBqqWRLOSZwE5o7gbQQ.jpeg 
 
 

Assistam este didático vídeo!

 
 
 
 
 
 
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJA5ch9i_O8P1ji01CFXuHTXWeo2MwPuoE8pNpaA_ZEGIZUyZ9fzpJC8C_k_5udYfLMSJnbkYfuyKCRfi-90oWtqYyTho04oNw3aw0p6obVMuJR67fBzT8eNfFJvfVjlIG5R9Zl1oq5UA/s400/StopSOPA.jpg




20 de janeiro de 2012

Adiadas as votações do SOPA e do PIPA


Por Heloisa Villela, de Washington


O líder da maioria no Senado americano, democrata Harry Reid, decidiu adiar a votação do projeto de lei conhecido como PIPA ( Protect IP Act, ou Ato de Proteção à Propriedade Intelectual). Ele foi tão criticado na internet  e o protesto na rede tão eficiente que os políticos, democratas e republicanos, pisaram no freio. Para explicar a decisão, Harry Reid deixou bem claro de onde vem a pressão em favor da lei:
- Não existe motivo para não resolvermos os problemas legítimos apontados por tantos, a respeito do projeto de lei. A pirataria custa bilhões de dólares à economia americana e milhares de empregos todo ano. A indústria de cinema, sozinha, emprega mais de 2,2 milhões de pessoas. Nós temos que tomar uma atitude para barrar essas práticas ilegais.
Mas a votação, que estava marcada para a próxima terça-feira, saiu da pauta do Senado e não tem data, ainda, para voltar ao plenário.
Na Câmara, o projeto semelhante, conhecido como SOPA (Stop Online Piracy, que pode ser traduzido como Barre a Pirataria Online), segue o mesmo caminho e pode ser engavetado. O autor do SOPA, Presidente da Comissão de Justiça da Câmara, deputado republicano Lamar Smith, disse que vai reconsiderar o texto do projeto de lei e garantiu que ele não será apresentado para votação até que haja um amplo consenso a respeito da melhor maneira de se lidar com o problema da pirataria na internet.
SOPA e PIPA  têm como alvo a propriedade intelectual na internet. Mais especificamente, o que é considerado pirataria de sites estrangeiros. Aprovação deles como estão vai cercear a liberdade de expressão na internet.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário