sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Uísque Johnnie Walker tenta derrubar cachaça João Andante

Folha.com, 16/12/2011 -

Uísque Johnnie Walker tenta derrubar cachaça João Andante

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

A holding inglesa Diageo, detentora da marca do uísque Johnnie Walker, abriu processo administrativo no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) contra a cachaça João Andante. A Diageo acusa a empresa mineira de ser "imitação" de sua marca - segundo ela, avaliada em US$ 3,5 bilhões.
Mas o processo gerou publicidade para a cachaça e fez suas vendas dispararem. Nas últimas duas semanas, os pedidos feitos via e-mail já chegam a mil garrafas. Até então, as vendas eram de apenas 200 garrafas por mês.
"Os pedidos estão aumentando muito e nós sempre trabalhamos com margem e volume pequenos", disse Gabriel Lana, 25, um dos donos.
A João Andante foi organizada em 2008 por quatro jovens que viam a atividade mais como um hobby do que propriamente um negócio empresarial. Cada um deles segue com sua profissão.
O desenho das duas marcas é representado pela figura de um andarilho, embora de classes sociais distintas: enquanto um é lorde, o outro é um jeca, ou capiau, conforme o regionalismo mineiro.

Divulgação

Embalagens da cachaça mineira João Andrante e do uísque Johnnie Walker
Embalagens da cachaça mineira João Andrante e do uísque Johnnie Walker

"Apesar de ambos os personagens mostrarem algumas distinções, o uso da expressão 'João Andante', que é a tradução literal de 'Johnnie Walker', evidencia a intenção de criar uma 'versão local' da marca", argumenta a holding inglesa por meio do escritório de advocacia Dannemann Siemsen.
Os mineiros negam que o uísque tenha sido a inspiração e sustentam que o Walker da marca inglesa nada tem a ver com andar ou caminhar - é um sobrenome.
Afirmam que a ideia é a de um caixeiro-viajante, que é um andarilho, segundo o escritório de advocacia Hidelbrando Pontes e Associados.
.....
 

Cachaça João Andante


http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/rotulo-joao-andante.jpg
Todo mundo aqui sabe que cachaça mesmo é com o nosso camarada Jeremy Joseph, mas nada me impede de falar um pouco sobre esse assunto tão brasileiro, até mesmo mais que a cerveja, na minha humilde opinião.
Meu outro camarada cachaceiro, o Alcoólatra Assumido, me apresentou e presenteou com a cachaça João Andante. Achei muito interessante o design da embalagem e gostei bastante também da garrafa. Acabei não bebendo a cachaça, pois dei de presente para nosso especialista já citado, Jeremy, portanto aguardem o review dessa cachaça.

Então conte sobre a João Andante

http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/marca-joao-andante.gif
Exatamente isso que farei e aguardem novidades neste mesmo artigo :).
Uma coisa que me impressionou e muito mesmo foi a história dessa cachaça e também a inspiração, tanto para criar a marca dela, quanto para criar as camisas. Muita inspiração misturando loucura, bêbados, a velha e boa “mineiragem”, realidade, seriedade, dentre outros inúmeros fatores.

Local de produção da João Andante

http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/vista-calambau.jpg
A produção dela é  no município de Presidente Bernardes, também conhecido como Calambau, em Minas Gerais. Não conheço essas áreas, mas pra mim quantos menos conhecida, melhor a cachaça. A sua fermentação artesanal lhe confere um menor grau de acidez, resultando em um sabor suave e de maior qualidade. E isso me agrada, já que muitas cachaças são muito fortes e pouco suaves. O seu teor alcoólico é de 41%, está dentro dos padrões clássicos de uma boa cachaça.

Produção e distribuição da João Andante

http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/vila-calambau.jpg

Pelo que os sócios me passaram, a produção dela ainda é muito pequena e restrita, sendo que por várias vezes nos falta produto para suprir encomendas. E volto a falar, eu prefiro muito mais assim do que você produzir milhões de litros por ano e com uma qualidade de merda.
E um dos motivos também dessa pouca produção é a separação de uma parte da produção para envelhecer, onde os produtores a deixam armazenada por pelo menos 3 meses antes de vender em carvalho e pra depois pegarem só a melhor parte da produção para a cachaça. Achei bem interessante esse esquema, desconhecia.

O personagem

http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/marcas-joao-andante.jpg
Pra mim a parte mais fantástica sobre a cachaça é seu personagem, e claro, sua marca. Dá pra perceber perfeitamente o que eles tentam passar com o personagem da cachaça. O nome, João, bem comum no interior, pra mim é um sinônimo de simplicidade e personagem pacato. Além disso, claro, o “sobrenome” Andante, que seria o quê? Ah, claro, logicamente, um andarilho, que roda o interior trazendo o melhor da produção de cada região para a cidade grande.

As referências da marca

http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/referencias-personagem.jpg

A idéia de juntar tantos personagens diferentes em um símbolo surgiu de uma vontade de brincar com realidade vs. loucura. Dom Quixote alternava entre momentos de extrema loucura e momentos de genialidade. Picasso fazia da loucura a sua genialidade.
Jeca Tatu representa a sabedoria popular e o Johnnie Walker (além de qualidade e dedicação na produção de uma bebida) representa os executivos e grandes empresários. Tanto o Jeca Tatu quanto o grande empresário são castigados pelo trabalho (realidade), mas podem se permitir algum momento de distancia, de embriaguez, de euforia, relaxamento.
E uma frase magnífica pra complementar:
A João Andante representa então esse momento – que é passageiro e não uma condição.

Camisetas

Achei sensacionais as camisetas criadas, uma melhor que a outra, vou ver se consigo arrumar alguma para sortear para vocês. Vejam alguns dos modelos abaixo:
Homenagem aos Beatles
http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/camisa02.jpg
Tudo é Loucura e sonho no começo
http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/camisa03.jpg
Homenagem a evolução humana
http://www.papodebar.com/wp-content/uploads/2010/04/camisa05.gif
A logomarca e as camisetas dos Beatles e com a frase quem fez foi a Cria, agência jr. de comunicação da UFMG. E a arte da camisa da evolução quem criou foi o Cristiano do Grupo Opni. Parabéns a eles, pois ficou de primeira.
Tive a oportunidade de conversar com um conhecido do pessoal da cachaça e pegar essas infos da cachaça. Caso vocês queiram falar com o pessoal da João Andante vá até o twitter deles @joaoandante ou mande email para dono@joaoandante.com.br .

E vamos para os brindes?

Tava demorando, muito conteúdo, mas não poderia mandar o sorteio antes de falar caprichosamente sobre essa cachaça. E também é em homenagem a nossa mudança de nome que eles deram essa abertura para sortearmos para vocês. Isso mesmo, teremos cachaças para vocês :)
Para participar você tem que sugerir uma ideia de camiseta para a cachaça João Andante tão fodástica como essas três mostradas aqui, é só comentar aqui no PdB. Pode ser com frases ou ideias como foi a da evolução e a dos Beatles. As duas melhores ideias vão faturar as cachaças. A entrega é por nossa conta.
E detalhe, para você participar, tem que seguir o @bebado, caso você seja fã da Página do Papo de Bar no Facebook e/ou faça parte da nossa comunidade no Orkut, pode ter um plus :)Estaremos analisando cada participante, mas se vocês puderem ajudar, seja mandando mensagens no twitter sinalizando nosso @papodebar_, perfeito, ou então mandando mensagens para a página no Facebook ou Orkut ;)E claro, comentando por aqui.
Tá esperando o quê? Vai nessa, você ganha ;)

From: João Andante [mailto:joao@joaoandante.com.br]
Sent: Friday, December 16, 2011 1:14 PM
To: Bulhoes, Ivan
Subject: Re: Encomenda

Bom dia!

Agora nosso bar virtual está online e o pedido pode ser feito por meio do nosso site. www.joaoandante.com.br

Em dezembro, devido ao Natal, oferecemos como brinde uma camisa oficial da João Andante para pedidos a partir de 05 garrafas. 
 
O preço de uma garrafa da João Andante é R$40 reais + frete. Lembro que não existe um pedido mínimo e que todos os exemplares vão com a caixinha, tags, rolha extra e os tradicionais pop cards. A cachaça é orgânica e envelhecida 3 anos em carvalho e amburana, cada garrafa tem 670 ml.

Devido ao grande volume de pedidos neste final de ano estamos levando até 20 dias para postar as encomendas após a confirmação do pagamento. Sabemos que este prazo é grande e no geral temos conseguido postar antes disso mas não queremos decepcionar nossos clientes assumindo qualquer compromisso que poderá vir a ser cumprido.
Para qualquer dúvida, estamos aqui.

Abraços, 
João Andante

Nenhum comentário:

Postar um comentário