terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O dia em que a Globo desnudou Serra e a oposição




http://1.bp.blogspot.com/-eE3RhapIX7Q/TvmPuVptsAI/AAAAAAAAE_0/GZqyVEM-IZY/s1600/tucanos_privataria.jpg



Havia feito uma promessa de não mais postar artigos meus ou de autores que garimpo pela internet e o faria somente em meus blogs, porém acho que é uma boa contribuição ao Portal e ao país que eu coloque somente mais esta:

CARTA ABERTA AO GRUPO RBS
                                                                                  
Itaara-Rs 27 de dezembro de 2011

Prezados Senhores
Estou  dando conhecimento público desta carta por intermédio deste blog, em virtude da certeza de não ser acolhido em contato direto com seus veículos de comunicação impressa, telivisiva e cibernética(internet). Essa assertiva vem de várias tentativas em outras oportunidades em que coloquei contraditórios  a alguns editoriais e não obtive nem resposta e nem publicação ao e dos  mesmos.
Hoje, 27 de dezembro de 2011, após muitos dias da publicação do livro Privataria Tucana, com venda extraordinária para um livro investigativo, ainda não encontrei linha alguma ou pronunciamento deste prestigiado Grupo Editorial, sobre os assuntos ali tratados. Como Leitor Assinante do Diário de Santa Maria, me preocupo com essa sua tendência, pois gostaria de ver estampadas nos vídeos, páginas dos jornais e internet, a posição opinativa desse grupo.
Talvez a resposta esteja no seu Guia de ética e autorregulamentação jornalística que coloco em trechos logo abaixo e que por força do amadrinhamento com a Rede Globo ou  alinhamento com o pensamento corporativo da ANJ – que em alguns pronunciamentos de sua presidenta admitiu ser a imprensa a oposição que a oposição política não está sendo é que esteja barrando do público uma obra literária da mais alta contribuição para o entendimento de fatos acontecidos recentemente no País. O silêncio está tão gritante, que nem o pedido de CPI protocolado na Câmara maior do País não virou notícia. É no mínimo estranho, já que por muito menos seus veículos ajudaram a derrubar seis ministros do Governo Federal. Entendo que só por isso, seu código de ética e de autorregulamentação virou um monte de entulho, de palavras vazias, palavras bonitas copiadas de outros “Guias” e que ao ser lançado com a presença de autoridades, procurou revestir de uma legalidade que não existe. Não se deixa os cães tomarem conta da lingüiça, já dizia meu pai! As ótimas intenções do seu guia não passam disso intenções. Meu pai dizia mais: “de intenções, boas ou más, o inferno está cheio”!
Note-se que no livro há respingos para todos os partidos e nem assim, houve interesse jornalístico de parte do seu Grupo.
É uma pena! Nem decorreu muito tempo e seu Guia já está obsoleto. Quem sabe novas intenções movidas pela virada do ano tragam novos rumos ao seu Grupo. Ponham a barba de molho, pois os blogs sujos com placa branca, estão se articulando para colocar de vez uma legislação moderna sobre os meios de informação.
Viram por que não iriam dar respaldo à minha carta?

Atte.    JOEL BENTO CARVALHO – joelbentocarva@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário