sábado, 17 de dezembro de 2011

EUA: retomada audiência de soldado acusado de ajudar WikiLeaks

17/12

EUA: retomada audiência de soldado acusado de ajudar WikiLeaks

Agência AFP
O soldado americano Bradley Manning, acusado de entregar documentos confidenciais dos Estados Unidos ao WikiLeaks, voltou a comparecer neste sábado diante do tribunal militar encarregado de determinar se ele deverá enfrentar uma corte marcial.
Manning, que completou 24 anos neste sábado, poderá passar o resto de sua vida na prisão caso seja condenado por "ajudar o inimigo", a mais séria das 22 acusações contra ele pela infração ao sistema de inteligência que desencadeou em polêmicos vazamentos de segredos diplomáticos dos Estados Unidos e outros governos.

Bradley (esq.) enfrenta 22 acusações. A mais gave delas é por ajudar o inimigo
Bradley (esq.) enfrenta 22 acusações. A mais gave delas é por ajudar o inimigo

A audiência começou às 13h35 de Brasília. O oficial a cargo do processo pediu um recesso de 10 minutos devido às dificuldades para entender a primeira testemunha, uma policial militar americana interrogada por teleconferência a partir do Hawaii.
A audiência de sexta-feira foi quase completamente dedicada à petição do advogado civil de Manning, David Coombs (que faz parte da defesa junto a dois militares designados), de que o oficial que preside o julgamento seja recusado, alegando que o processo é parcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário