quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Como foram encontradas as fotos de Dilma

http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/311/599311_0_5.jpg

O Globo.com, 22/12/2011

Fotos de Dilma na ditadura foram feitas pelo jornal ‘Última Hora’

Maria Lima


BRASÍLIA - No começo de 2011, quando o país assistia meio incrédulo à festança de chegada ao poder de uma mulher e ex-guerrilheira, caiu nas mãos do pesquisador Vladmir Sachetta, por acaso, três fotos que revelavam um dos momentos mais marcantes da "terrorista" Vanda. As fotos são da presidente Dilma Rousseff no frescor de seus 22 anos, com ar rebelde, e de seu ex-marido Carlos Araújo, em depoimento na Primeira Auditoria Militar do Rio, em novembro de 1970. Feitas por um fotógrafo do extinto jornal "Última Hora", foram publicadas no livro "A vida quer é coragem", do jornalista Ricardo Amaral.
E foram guardadas a sete chaves por Sachetta, que temia, naquele momento, a repercussão da divulgação de fotos que identificavam a recém-empossada presidente como "terrorista". Ele as encontrou durante as pesquisas que fez no Fundo Última Hora, do Arquivo Público do Estado de São Paulo, sobre a vida do deputado Rubens Paiva, assassinado por agentes da repressão e dado como desaparecido nos anos 70.
Sachetta foi curador e pesquisador da exposição "Não tens epitáfio pois és bandeira", e procurava imagens de militares da Aeronáutica envolvidos no sequestro, desaparecimento e morte de Rubens Paiva. Caiu nas mãos dele uma pasta com o título "Justiça Militar". Na última página, encontrou as fotos de Dilma, Araújo e do estudante Celso Lungaretti, feitas por um fotógrafo da "Última Hora" durante a auditoria, e publicadas uma só vez, na capa do jornal, em 18 de novembro de 1970.
- A foto era linda! Mostrava Dilma altiva, e os militares tapando o rosto diante do flash do fotógrafo. Se fosse fazer a legenda na capa do "Última Hora", tomaria emprestado o título do livro do Gaspari: "A ditadura envergonhada". Mas fiquei com elas guardadas com muita cautela, porque Dilma tinha acabado de ser eleita - conta Sachetta.
Após quase um ano da posse de Dilma, Sachetta tirou cópia das fotos e as enviou para a Secretaria Geral da Presidência. Não teve retorno. Em um encontro com o fotógrafo oficial do ex-presidente Lula, Ricardo Stuckert, falou sobre o assunto.
- É uma puta imagem! Mande direto para a presidente Dilma - sugeriu Stuckert, que fez a ponte entre Sachetta e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Dilma recebeu as fotos na primeira quinzena de novembro deste ano e mandou cópia para Carlos Araújo.
- Quando nos encontramos em Porto Alegre, Carlos me mostrou as imagens e as cedeu para publicação. É um trabalho jornalístico magnífico - conta Ricardo Amaral.
O nome do fotógrafo das três fotos não está legível. No arquivo do jornal, no dia da publicação, a foto de Dilma recebeu a seguinte identificação no verso: "1 Auditoria do Exército (Julgamento dos terroristas Celso Lungaretti, Carlos Franklin Paixão de Araújo e Dilma Rousseff Linhares). Na foto a estudante terrorista Dilma Rousseff Linhares quando era sumariada. UH _ 18.11.70. 1* Página".

Nenhum comentário:

Postar um comentário