domingo, 25 de dezembro de 2011

9 enunciações aos pés do Baobá

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglwCcjDrWpIwHeteXBxvLUfvOBQ5DE0yV-Ci_bre31chyphenhyphenYjjOgn4CqLB48T_DfGaeNuHary53v57JJwJSaesSwb4xNlH9O9ffj5yl1ILLnmT80WV6Bai-R-JOdFKNjUuv4eTcWxHSazfJs/s400/P1010461.JPG
 
NOVE ENUNCIAÇÕES AOS PÉS DO BAOBÁ 
EM FAVOR DAS ESCOLHAS
 
Erisvaldo Pereira dos Santos – Babá Mejeuí/Dez/2011
 
Neste momento de festa  e de confraternização entre as pessoas animadas pelo espírito do Cristianismo, quero me colocar aos pés do Baobá, essa esplendorosa árvore africana, como sacerdote vinculado a essa tradição,  para dizer algumas palavras no espírito da ancestralidade africana:
1-      Que os seres humanos não se esqueçam nunca  da essencialidade da vida, marcada pelo ciclo nascer – viver –morrer.
 
2-      Que na vida o nascimento seja constante, mas não se torne algo banal, a ponto das pessoas  mudarem de rumo sem mesmo saberem a que vieram e para aonde querem ir.
 
3-      Que a mudança de rumo resulte sempre de um esforço demorado de escuta e sentimento do canto dos pássaros,  dos primeiros raios solares do amanhecer  e da brisa da noite,  a fim de que a consciência de que tudo é efêmero esteja norteando as novas escolhas.
 
4-      Que a bravata dos que dizem saber qual o caminho verdadeiro, quais os ensinamentos certos, não interfira nas escolhas, a ponto de impedir que as demoras de Deus tragam  novos alentos para a vida.
 
 
5-       Que as escolhas não sejam animadas apenas pela promessa de sucesso imediato, de prazer garantido, mas por um sentimento sereno de quem está com as obrigações em dia!
 
6-      Que as obrigações tenham sido feitas de corpo e alma e não  para contar em série e exigir benefícios rápidos. Porque o divino não convive bem com mesquinharias, nem com interesses escusos de poder e prestígio fora de uma temporalidade acordada!
 
7-      Que os acordos da comunidade sejam respeitados e reavaliados em conjunto com a liderança, a fim de que as novas escolhas pessoais  não transformem  em  mentira a palavra dada como compromisso pelo sagrado do grupo.
 
 
8-      Que o anoitecer de nossas esperanças não faça adormecer o sentimento de gratidão pelo dom da vida, pois, por mais passageiros que sejam os nossos dias, ainda que com muitos dissabores, temos sempre algo a celebrar e a agradecer!
 
9-      Por fim, que o medo da morte não paralise nosso movimento na HISTÓRIA, mas que nos leve a recomeçar sempre, sem  esquecer, contudo, que aquilo que nos faz grande na vida tem a ver com a ver com a profundidade de nossas raízes, que são escolhas na vida!

 
"Não há machado que corte a raiz do bem querer. Se cortar, brota de novo. Se arrancar, torna a nascer."

Um comentário: