terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Sciences Po e a pergunta que não quer calar

A pergunta que não quer calar. Opine!



Como foi possível que Lula, um torneiro mecânico, sem diploma universitário, tenha recebido o titulo de Doutor Honoris Causa da Science Po de Paris, e FHC, renomado sociólogo, com grande obra publicada, que tambem foi presidente do Brasil, não?

Algumas opiniões dos leitores da Carta Maior:

Wesley João diz: Elementar, caro professor. I
 

Inteligência, cultura e sabedoria são coisa as distintas. A inteligência é comum a todos os humanos é a capacidade de compreensão, uns se sobressaem em uma área outros tem outros talentos; a cultura são todos os conhecimentos adquiridos: quer acadêmicos, quer de vida; a sabedoria é a arte de aplicar a decisão correta em dada circunstância em sua devida hora.
Então não fica difícil presumir que nem sempre o inteligente e culto é sábio, entretanto um sábio será sempre inteligente e culto.
Sem contar que entre Lula e FHC há uma diferença, Lula tem nobreza de espírito, tem bondade e como já dizia o o poeta Renato Russo "ter bondade é ter coragem", virtude essa que FHC e em geral seus seguidores não possuem.
Eis a resposta ao enigma.

Mario Alberto diz: Porque Lula fez a classe que vive do trabalho assalariado, e mal comia, ter a segurança alimentar.
Porque Lula fez a classe que vive do trabalho assalariado ser beneficiária de quase pleno emprego.
Porque Lula fez a classe que vive do trabalho assalariado ter acesso aos benefícios do estudo acadêmico.
Porque Lula não privatizou o SUS (Sistema Único de Saúde)
Porque Lula é o Cara.

Arnaldo Rebello Camargo Junior diz: Em poucas palavras: A frança é o berço daquilo que se denomina democracia moderna e Lula é o maior êxito da democracia, não apenas no Brasil, mas em nível mundial, é um tapa na cara dos falsos democratas que existem por ai. Ah, outra coisa: Emir: a comparação não se aplica!
Adriano diz: Não se governa uma país apenas com teorias. FHC era pura teoria; Lula é 'PRAXIS' na melhor versão da palavra. Além do mais isso sinaliza que o histórico intelectual de FHC não tem um valor tão grande quanto tudo o que foi feito por Lula, mesmo sem um histórico acadêmico.
Luiz Carlos diz: Lula é O CARA. Seu governo foi um estrondoso sucesso. Com seus vários programas sociais e econômicos, tirou mais de 24 milhões de pessoas da miséria, e mais de 36 milhões de pessoas saíram da pobreza e entraram na classe média baixa! Isso para mim pode ser considerado como uma verdadeira revolução social! Mais de 10 milhões de pessoas beneficiadas com o programa Luz para Todos. Em torno de 50 milhões de pessoas beneficiadas com o programa Bolsa-Família. 15 milhões de empregos formais criados durante o seu governo. Índices de desemprego atingindo os mais baixos patamares da história, aproximando-nos cada vez mais do chamado nível pleno de emprego, algo impensável antes do governo Lula. Aumento REAL do salário mínimo superior a 70%. 214 escolas técnicas criadas. 12 novas universidades. Mais de 100 extensões universitárias, ProUni, ENEM, Fies. Fortes investimentos na infra-estrutura do país. Reativação e expansão da indústria naval; e assim por diante. Tem muito, muito mais. Lula foi o maior estadista que este país já teve e é o maior político da nossa história. Não por acaso, o seu governo terminou com um índice de aprovação (ótimo/bom) superior a 80%, e nada menos que 87% da população o aprovou como governante, marcas nunca antes alcançadas na nossa história, e que dificilmente voltarão a ser alcançadas. Lula é um verdadeiro gênio político.
Já FHC, não passa de um político medíocre, vaidoso, inseguro; um entreguista e um lambe-botas das "elites", das grandes corporações. Lula 10 x 0 FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário