sábado, 27 de agosto de 2011

O judoca francês peso-pesado pentacampeão

http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/01714/Teddy-Riner-Andrea_1714509i.jpg
Que "tampinha" !


O Globo.com, 27/08/2011 às 15h41m

 
Brilhando em casa

Pesado francês Teddy Riner conquista o pentacampeonato mundial de judô

 
Jorge Luiz Rodrigues* (jorgelr@oglobo.com.br)

O pesado francês Reddy Riner com a medalha de ouro e ovacionado pela torcida francesa - AP

PARIS - Teddy Riner, da França, confirmou o favoritismo e conquistou neste sábado o pentacampeonato mundial dos pesos pesados do Mundial de Judô, no Palais Omnisports de Bercy, em Paris. Riner, um gigante negro de 22 anos e 2,04m, nascido no departamento ultramarino de Guadalupe, precisou de apenas 11m17s para derrubar seis adversários, conseguindo 100% de ippons para escrever um novo capítulo do judô francês. Tornou-se o primeiro pentacampeão mundial, superando o compatriota e tetracampeão David Douillet. Enquanto mais de 17 mil pessoas gritavam "Teddy, Teddy" na arquibancada de Bercy, um batalhão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas seguia cada passo do ídolo.


A primeira vítima da avalanche de ippons de Riner foi o brasileiro Daniel Hernandes, derrubado por um uchimata aplicado pelo francês logo a 1m43s de luta. Depois, o pesado gastou 1m55s para vencer o alemão Robert Zimmermann. Em seguida, foi a vez de Batsuuri Namsraijav, da Mongólia, que resistiu 2m46s. Nas quartas de final, o húngaro Barma Bor aguentou não mais que 35 segundos.
A semifinal, contra o sul-coreano Kim Sung-min também durou menos de um minuto (exatos 55 segundos). A final foi um pouco mais difícil. O alemão Andreas Tözer chegou a derubar Riner, que caiu de frente (não vale pontuação), com 1m41s. Mas o ippon de Riner veio a 3m33s, a luta de maior duração das seis que o francês fez no campeonato. Além da prata de Tölzer, levaram os bronzes o russo Alexander Mikhaylin e o sul-coreano Kim Sung-min.

No pesado feminino, a chinesa Tong Wen ganhou seu quinto título (2003, 2005, 2007, 2009 e 2011). Ela voltou a competir em maio passado, depois de quase dois anos suspensa por doping poor clembuterol. Tong derrotou, na final, a compatriota Qin Quian por imobilização, em apenas 2m10s. Os bronzes ficaram com a japonesa Mika Sugimoto e a russa Elena Ivashenko. A brasileira Maria Suellen Altheman foi eliminada na sgunda rodada pela cubana Idalys Ortiz.

* O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário