quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Kadhafi convoca líbios luta contra os 'ratos'


Reuters, 25/08/2011

kadhafi convoca líbios para a luta contra os 'ratos'

Um novo áudio do ditador líbio, Muammar Gaddafi, foi veiculado pelo canal de TV Al Orouba nesta quinta-feira. Na mensagem, ele convoca as pessoas a saírem às ruas para lutar contra os "ratos" que trouxeram desgraça para o país. Dessa vez, ele pede aos líbios que tragam mulheres e crianças para "purificar Trípoli". Gaddafi também pediu a todas tribos líbias que lutem contra a "intervenção estrangeira".
A veiculação do áudio chega no momento em que rebeldes cercam um prédio próximo ao antigo complexo militar de Muammar Gaddafi e dizem acreditar que o ditador esteja escondido em um dos apartamentos com seus filhos. As informações são das emissoras de TV CNN e Al Jazeera e da agência Reuters. Os rebeldes líbios tentam nesta quinta-feira assumir o controle dos últimos bolsões de resistência em Trípoli e se aproximar de Sirte, a cidade natal e reduto do ditador Muammar Gaddafi.
As forças opositoras ao regime entraram em confronto hoje com soldados leais a Gaddafi quando tentavam aumentar a pressão sobre o último importante bastião das forças dele ao longo da costa do Mediterrâneo, disse um porta-voz dos insurgentes. Os rebeldes se aproximam de Sirte e esperam negociar a rendição dos que apoiam o ditador.
As forças de Gaddafi se retiraram nesta semana das cidades petrolíferas de Brega e Ras Lanuf, no leste, seguindo em direção a Sirte. Ontem, os combates prosseguiram em Bab al-Aziziya, nos arredores do complexo residencial do ditador, e no bairro vizinho de Abu Slim, reduto das tropas leais ao regime.
Os rebeldes pareciam controlar o centro da capital, incluindo a praça dos Mártires, antiga praça Verde, símbolo do regime. Durante o dia, as ruas permaneceram quase desertas em consequência da presença de franco-atiradores.
Segundo revista francesa "Paris Match", os rebeldes líbios estiveram perto de capturar Gaddafi ontem.
Segundo o veículo, o ditador se escondia em uma casa em Trípoli, que foi invadida por um grupo de rebeldes. Gaddafi conseguiu escapar, mas acredita-se que ele continue na capital do país. Também há suspeitas de que o ditador tenha fugido para Sirte.
Apesar de Gaddafi e um de seus filhos terem afirmado que o ditador continua na capital, ainda não se sabe seu paradeiro. As forças da Otan, a aliança militar do Ocidente, colaboram com os rebeldes nas buscas do ditador, segundo informou o ministro da Defesa do Reino Unido, Liam Fox. O CNT ofereceu recompensa de US$ 1,6 milhão por Gaddafi, "vivo ou morto".
Em declarações à emissora Sky News, o ministro britânico confirmou que a Otan "está fornecendo recursos de inteligência e de reconhecimento ao Conselho Nacional de Transição líbio (CNT, órgão político dos rebeldes líbios) para ajudá-los a encontrar Gaddafi".
"(A Otan) esteve ontem à noite mais ativa do que esteve nos últimos dias, e o Reino Unido estava entre os países que participaram das operações contra os vestígios do regime (de Gaddafi)", declarou o ministro.


.....

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/08/25/brasil-negocia-futuro-da-libia-pig-corta-os-pulsos/

Brasil negocia futuro da Líbia. PiG corta os pulsos

Publicado em 25/08/2011

O PiG previu que o Brasil estava do outro lado da História, na questão da Líbia. As Metrópoles – Inglaterra, França e Estados Unidos – promoviam a partilha do petróleo da Líbia com a ajuda dos caças da OTAN – clique aqui para ler Santayana sobre a “esperteza dos tolos”. E os colonistas da Colônia exigiam que o Brasil cancelasse um irrelevante gesto do D Pedro I, em 1822, para se integrar à Aviação Petrolífera Libertadora. O Brasil defendeu o princípio da autodeterminação dos povos, o que sempre fez, e sempre com a oposição dos piguentos colonistas.

Vem agora a notícia estarrecedora que aparece discretamente na primeira página do Estadão (a Folha esconde da primeira página, de vergonha, provavelmente). Sarkozy (novo presidente da Líbia, supõe-se – PHA) convida Brasil para cúpula com rebeldes”. “Encontro marcado para dia 1º. em Paris envolveria representantes dos rebeldes líbios, diplomatas europeus e países emergentes”. Também estão convidados a Russia, a India e a China, igualmente membros dos BRICs, que, juntos, breve, vão ser a maior a economia do mundo, para desespero dos piguentos colonistas.

Por sugestão do amigo Mauricio Dias, este ansioso blogueiro começou a ler “Conversas com jovens diplomatas”, de Celso Amorim, da editora Benvirá. Está no capítulo “Vocês se preparem, porque a política externa brasileira tomou novos rumos”, palestra realizada no Instituto Rio Branco, em 20 de abril de 2005. Os piguentos colonistas estão ancorados nos velhos rumos. Na Diplomacia da Dependência, que foi ao FMI três vezes. E que não defendia a si própria nem ao Brasil, quando um presidente americano, Bill Clinton, a espinafrava – clique aqui para ver vídeo histórico.

Este ansioso blogueiro não perde tempo para ir ao capítulo Seis do livro de Amorim: “Nós fomos convidados, eu não pedi”. Descreve, em 23 de novembro de 2007, o convite que recebeu do Governo americano para participar em Annapolis de uma conferência sobre a crise no Oriente Médio. Um jornalista provavelmente piguento perguntou ao grande chanceler se a ida a Annapolis fazia parte do plano de o Brasil entrar no Conselho de Segurança da ONU. Amorim respondeu: “Fomos convidados, eu não pedi”.

O problema dos colonistas é que eles também não foram convidados. E pedem para ser.
Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário