terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fabiana Murer dá título inédito ao atletismo brasileiro

Phil Noble/Reuters
Fabiana Murer receberá prêmio de R$ 20 mil da CBAt - Phil Noble/Reuters
Nossa bela campeã mundial

O Estadão.com, 30 de agosto de 2011 | 14h 14

"Eu entrei na prova superconfiante depois de ter feito uma boa eliminatória", disse a brasileira, que precisou de apenas um salto de 4,55 metros para garantir sua presença na decisão. "Comecei a final com uma vara mais forte, apesar de ter iniciado na mesma altura (da eliminatória, 4,55 metros). Vi a disputa do masculino ontem (segunda-feira) e percebi que dava para fazer um bom resultado. A pista era veloz e eu precisava de varas mais fortes."

Para chegar ao título mundial, Fabiana Murer precisou dar seis saltos. Começou com o sarrafo a 4,55 metros, altura que ultrapassou de primeira. Também foi assim que superou 4,65 metros e 4,75 metros - abriu mão de saltar os 4,70 metros. Quando a prova chegou aos 4,80 metros, eram apenas cinco as competidoras na disputa, incluindo a recordista mundial Yelena Isinbayeva.

http://www.runblogrun.com/images/Murer_Fabiana-WorldInd10.jpg
Fabiana superando os 4,80m

Fabiana Murer saltou pressionada pela alemã Martina Strutz, que superou os 4,80 metros em seu primeiro salto. A brasileira errou sua primeira tentativa. Foi quando, estrategicamente, trocou a vara que usava para uma menos flexível. Na segunda chance, passou. Como as outras três rivais - a russa Svetlana Feofanova, a cubana Yarisley Silva e Isinbayeva - ficaram pelo caminho, Fabiana já havia garantido a prata. "Mas quando passei os 4,80 metros, senti que dava para buscar o ouro."
Nos 4,85 metros, eram apenas Fabiana e Martina. E a brasileira, de primeira, garantiu o resultado. A alemã, que havia saltado antes e errado, elevou o sarrafo a 4,90 metros. Também falhou nas duas chances restantes. Fabiana tornou-se, assim, a 11.ª medalhista mundial do Brasil - a primeira mulher a ganhar uma medalha. E logo a de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário