sábado, 30 de julho de 2011

O abismo e a tibieza de Obama

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjngSXmUhLxjsL-0Z__o7y4UhGl2s03lJ-q6EbLIzOsPIXnUTOmdG2IGc45kk_aDNiaFHxChhCUSZrFVMrKQSF3bAfomnyMgKsqSAjqMTAo-pYRp1TqlIEHIVbmoND_rpWWVLTaQ5A503E/s1600/charge_obama_capitao_america.jpg


"O novo slogan do Obama, que vai dar o calote: "Yes, we cano"." (José Simão)




QUÃO LONGE DO ABISMO OBAMA NOS DEIXARÁ?
 

A Câmara  dos EUA aprovou  o pacote orçamentário republicano que adicionava  pouco mais de US$ 900 bi ao teto da dívida pública dos EUA,  valor suficiente para  Obama  governar apenas por alguns meses e ficar em breve novamente à mercê de concessões do extremismo neoliberal. Como previsto, o Senado de maioria democrata rejeitou o projeto e tem até a madrugada deste domingo para ampliar a margem de manobra fiscal do Presidente.
Ainda que contorne as armadilhas montadas pelos republicanos, Obama perdeu um pedaço precioso de sua credibilidade. Para saciar o conservadorismo ortodoxo, o democrata  já estreitou de modo perverso o acesso dos idosos à saúde pública, através do Medicare.  Não teve o mesmo rigor ao comprometer as contas do Estado para salvar o sistema financeiro da crise. Espremido, comprometeu-se agora a cortar cerca de US$ 2,7 trilhões em investimentos públicos nos próximos anos, amordaçando a própria margem de manobra na campanha eleitoral de 2012. O  discurso claudicante,  a musculatura política complacente sugere alguém disposto  apenas a mitigar a aplicação do receituário ortodoxo que originou a crise. Se um dia personificou a esperança numa  superação  progressista da lógica que levou o capitalismo ao seu maior colapso desde 1929, hoje é a imagem gasta da rendição.
Obama até certo ponto é refém  das circunstancias. As bases operárias e socialistas que pavimentaram o New Deal nos anos 30 não existem mais. Mas já era assim há quatro anos quando disputou com a extrema direita e venceu. Desde então, de recuo em recuo, redefiniu seu espectro político fixando estacas regressivas em Guantánamo, no Afeganistão e na rendição a Wall Street. Sobretudo, porém,  trocou de interlocutores. Obama é pop. Tem mais de nove milhões de seguidores no Twiter. Fica atrás apenas de Lady Gaga e do não menos pop Justine Bieber. Mas assim como o Twiter não faz de Gaga uma Rosa de Luxemburgo, Obama não se tornou um Roosevelt digital. Enquanto dispara apelos à mobilização virtual contra o arrocho republicano, cede na prática a essa lógica a ponto de devolver  legitimidade à agenda que havia derrotado nas urnas.
Hoje, o mundo perplexo  sabe o que o Tea Party quer e quão perto do abismo isso significa. Mas ninguém sabe ao certo o que quer Barack Obama. E a que distancia do abismo a sua tibieza nos deixará.
.....

Senado dos EUA rejeita proposta republicana para dívida


La Jornada

O Senado dos Estados Unidos, controlado pelos democratas, rechaçou na noite desta sexta uma proposta republicana que havia sido aprovada pela Câmara dos Representantes, que buscava evitar que o país entre em moratória no próximo dia 2 de agosto.
Os legisladores votaram 59-41 contra a proposta apresentada pelo presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, que buscava elevar o teto da dívida dos EUA, atualmente em 14,3 bilhões de dólares, em duas etapas.
Algumas horas antes, a Câmara de Representantes dos EUA, dominanda pelos adversários republicanos de Barack Obama, havia aprovado o projeto, que prevê elevar o atual limite da dívida de 14,3 bilhões de dólares em 900 milhões de dólares mais, com uma estreita margem de 218 votos a favor e 210 contra, numa votação que demonstrou a forte divisão entre os dois partidos.

A iniciativa não levava em conta o longo prazo, uma vez que os democratas, com Obama a frente, declararam que rechaçam qualquer tentativa de elevar o teto da dívida em mais de uma etapa. Caso isso ocorra, os democratas temem que, em plena campanha presidencial do próximo ano, qualquer negociação postergada seria ainda mais difícil.
A votação ocorreu apenas algumas horas após Obama apelar a ambas partes para que se chegue a um consenso bipartidário para resolver a crise da dívida antes do cada vez mais próximo limite de 2 de agosto, quando se prevê que os EUA poderia entrar em moratória.

Tradução: Katarina Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário