quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cons. Nac. de Imigração concede autorização de permanência para Battisti no Brasil

http://osminorcasvvr.files.wordpress.com/2009/06/diamundialdorefugiado.jpg?w=240&h=219


UOL
,
22/06/2011 

Conselho Nacional de Imigração concede autorização de permanência para Battisti no Brasil

 

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília 

 
Por 14 votos a favor, dois contrários, uma abstenção e três ausências, o CNIg (Conselho Nacional de Imigração), vinculado ao Ministério do Trabalho, decidiu nesta quarta-feira (22) conceder autorização de permanência para o ex-ativista italiano Cesare Battisti. Com a decisão, ele poderá viver e trabalhar como um imigrante legal no país por tempo indeterminado. A diferença para um cidadão brasileiro é de que o imigrante não pode votar nem se candidatar a nenhum cargo eletivo. A autorização de permanência definida pelo CNIg segue agora para o Ministério da Justiça, que irá confeccionar o visto de Battisti. A informação é do Ministério das Relações Exteriores. Cumpridas essas etapas, ele pode até receber benefícios do governo.
Criado em agosto de 1980, o CNIg é composto por 20 integrantes, incluindo ministérios, entidades ligadas a trabalhadores e a empregadores, como a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), e mais oito observadores, entre organizações internacionais como a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e OIM (Organização Internacional para Migrações). O relator do processo de Battisti é o representante do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires Junior.
A Itália não irá tentar reverter a decisão, segundo o advogado do governo italiano Nabor Bulhões. “Isto é uma questão interna brasileira. A Itália está tentando, por meio de um acordo [de 1954], reaver a decisão do Supremo de não cumprimento do tratado de extradição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário