sábado, 28 de maio de 2011

Convenção do PSDB: Serra sai derrotado

Tadinho dele.... Tô morrendo de dó!



O Globo OnLine, 28/05/2011
às 14h08m

Batido o martelo

Convenção do PSDB: Serra sai derrotado na disputa pela presidência do Instituto Teotônio Vilela

 
Maria Lima, Catarina Alencastro e Adriana Vasconcelos

A convenção nacional do PSDB, em Brasília. Foto de André Coelho/Agência O Globo.

BRASÍLIA - Após três horas de reunião, o ex-governador José Serra (SP) saiu derrotado na disputa pelo Instituto Teotônio Vilela, do PSDB. Serra recuou e aceitou presidir o Conselho Político, que será criado pela Executiva Nacional do PSDB. Farão parte do conselho o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o governador de Goiás, Marconi Perillo; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o deputado Sérgio Guerra (PE). O conselho terá poder deliberativo para formulação de propostas para o partido, além de autonomia financeira e operacional. Também na convenção, Sérgio Guerra foi reeleito presidente nacional do partido. A chapa única recebeu 277 votos favoráveis, sete contrários e seis abstenções.
A cúpula tucana chegou à convenção do partido - no Centro Empresarial 21, em Brasília - com mais de três horas de atraso . A madrugada foi de intensas e tensas negociações entre os grupos do senador Aécio Neves (MG) e de Serra, com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Os três e o governador Geraldo Alckmin reuniram-se em um apartamento em Brasília em busca de uma tentativa de desfecho para o impasse à realização do convenção do partido.
Serra ameaçou não comparecer ao encontro nacional do partido se não fosse atendida sua reivindicação de presidir o Instituto Teotônio Vilela, a fundação do PSDB responsável pela elaboração de estudos e definição de estratégias partidárias. A presidência do instituto já havia sido oferecida ao ex-senador Tasso Jereissati pela bancada do PSDB no Senado, sob patrocínio de Aécio Neves. Em troca, foi oferecida a Serra a presidência do Conselho Político.
Os discursos dos adversáriosO senador Aécio Neves (MG) começou seu discurso, na Convenção Nacional do PSDB, com elogios fartos à figura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com homenagem a Itamar Franco, que está internado em São Paulo, para tratamento de leucemia. Mas citou também, ainda que de forma protocolar, o ex-governador José Serra (SP), com quem travou disputa acirrada nos últimos dias pelo comando do partido.
- Mais do que nunca, o PSDB está unido e pronto. Para enfrentamos os desafios que temos para frente, para introduzirmos no governo federal a ousadia de Fernando Henrique , as experiências do PSDB. Que orgulho nós temos do nosso passado, dos nossos companheiros. Temos um homem público de estatura moral e líder permanente de nosso partido, o governador José Serra.
O senador mineiro pregou a bandeira da ética e disse que o PSDB não tem dono.
- O PSDB é um partido sem dono. O dono é o povo brasileiro, que acredita nas nossas propostas e que vai caminhar ao nosso lado. Os quadros estão aí, temos ideias, projetos e estamos executando em várias partes do projeto um modelo que todo mundo respeita. (Espanha, Portugal, Grécia, Islândia,... que o digam) Hoje é o início de uma longa caminhada, com a certeza e orgulho de que temos melhores quadros e melhores propostas  - disse Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário