quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Navios do Irã atravessam Suez pela 1ª vez desde 1979

http://static.howstuffworks.com/gif/willow/the-suez-canal0.gif

São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Navios do Irã atravessam Suez pela 1ª vez desde 1979

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Navios de guerra iranianos atravessaram ontem o canal de Suez rumo ao mar Mediterrâneo pela primeira vez desde 1979, quando um regime islâmico inimigo de Israel foi instaurado em Teerã.
A fragata de patrulha Alvand, equipada com torpedos e mísseis, e o barco de reabastecimento e apoio logístico Kharg, capaz de transportar 250 tripulantes e três helicópteros, cruzaram durante a madrugada de ontem o canal, após receber aval do Egito, que o controla.
Segundo o governo iraniano, os navios navegam rumo ao porto de Latakia, na Síria, aliada estratégica do Irã.
Para chegar ao destino, as embarcações passarão a algumas centenas de milhas do litoral de Israel.
A passagem foi autorizada por autoridades egípcias mediante pagamento de US$ 300 mil de taxa de travessia - a circulação de navios pelo canal perfurado no século 19 é uma das principais fontes de renda do governo egípcio.
A autorização despertou em Israel temores de que a medida sinalize uma mudança da posição que o Egito manteve durante os 30 anos de regime secular do ditador Hosni Mubarak.
Aliado israelense e inimigo do Irã, Mubarak impedia o acesso de navios militares iranianos ao canal.
A queda do ditador no mês passado abriu caminho para forças mais críticas a Israel, inclusive os militares que comandam atualmente o Egito.
O governo interino egípcio reagiu com hesitação ao pedido iraniano. Primeiro, o Cairo negou ter recebido solicitação do Irã para uso do canal. Em seguida, deram a entender que os dois navios estavam bloqueados.
Na noite de ontem, o Conselho Supremo do Exército egípcio disse à emissora Dream TV que a autorização foi concedida em acordo com a Convenção de Constantinopla de 1888, que autoriza a passagem de navios militares pelo canal de Suez.
Israel, que diz considerar o Irã um ameaça existencial, afirmou que a manobra é uma "provocação".
"A passagem dos navios faz parte de uma luta mais ampla que o Irã conduz contra o Ocidente, pela hegemonia e controle do Oriente Médio", disse o vice-premiê Silvam Shalom. "O objetivo iraniano é sinalizar para os líderes árabes quem é o novo líder no Oriente Médio".
Teerã diz que as manobras fazem parte de uma "visita de rotina".

Nenhum comentário:

Postar um comentário