quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Livro: 'As Grandes vedetes do Brasil'

 

Lançamento dos livro As Grandes vedetes do Brasil e Carmen Verônica – o riso com glamour

26 de janeiro de 2011

Fonte: Comunique-se - RJ/Comunique-se - RJ

Dois livros da Coleção Aplauso serão lançados em um evento na Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema), no dia 31 de janeiro, a partir das 19hs. São eles: “As Grandes Vedetes do Brasil”, escrito por Neyde Veneziano e Carmem Verônica – o riso com glamour”.

AS GRANDES VEDETES DO BRASIL

O livro “AS GRANDES VEDETES DO BRASIL”, de Neyde Veneziano, traz a biografia de 41 vedetes do Teatro de Revista acompanhadas de fotos.
Trata-se de um passeio panorâmico pela história do Teatro Musical Brasileiro que vai mostrar ao leitor como as vedetes, mulheres arrojadas para o seu tempo, foram importantes historicamente, socialmente e artisticamente.
Virgínia Lane, Mara Rúbia, Nélia Paula, Iris Bruzzi, Carmem Verônica, Marly Marley, Luz Del Fuego, Elvira Pagã, Sonia Mamede, Eloína e (acreditem!) Bibi Ferreira, em texto de Deolinda Vilhena, fazem parte das e strelas biografadas. Neyde Veneziano apresenta uma retrospectiva que tem início no século XIX, quando as cocotes francesas enlouqueceram o público masculino do Rio de Janeiro, passando pelo auge dos espetáculos de teatro de revista mais famosos do Rio e de São Paulo, até os últimos dias dessas grandes divas.
Neyde diz não ter feito biografias, mas sim “verbetes biográficos”, pois os textos são curtos e ágeis. A proposta é de oferecer o panorama mais abrangente feito até hoje, a fim de que o leitor possa ter um painel do teatro de revista brasileiro através dessas atrizes.

“CARMEN VERÔNICA – o riso com glamour”

Poucos sabem, mas a ex-vedete Carmem Verônica é pernambucana de nascimento. Trazida de volta à cena por Silvio de Abreu em sua novela “Belíssima” (TV Globo, 2005), a atriz tem sua biografia organizada pelo jornalista Cláudio Fragata. Em “Carmem Verônica – o riso com glamour”, Fragata reúne histórias coletadas em mais de dez horas de gravação realizadas com a atriz, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O livro-depoimento fala da infância, carreira, glória e estrelato. Carmem relembra que a chegada ao Rio de Janeiro foi perigosa: “Vivi no Recife até os oito anos. Minha família veio para o Rio na época da Segunda Guerra. Os submarinos alemães atacavam os navios sem comboio e nós viemos sem comboio”, relembra. O início da carreira profissional foi como figurante nos estúdios da Atlântida, mas o sucesso veio na década de 60 como vedete do produtor cultural Carlos Machado, o mestre do teatro de revista e rei da noite carioca entre os anos 50 e 60“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário