sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

João Gilberto sendo despejado



http://www.bahianoticias.com.br/fotos/editor/Image/holofote/musicabahia/joaogilberto.jpg

São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ilustrada em cima da hora

João Gilberto será avisado de despejo por edital

GABRIELA CANSECO
DO RIO

O músico João Gilberto, que completa 80 anos em junho, será notificado pela Justiça, via publicação no "Diário Oficial", para desocupar um apartamento alugado no Leblon, zona sul do Rio.
O aluguel, de R$ 8.000, vem sendo pago em dia. Mas a dona do imóvel, a condessa Georgina de Faucigny Lucinge Brandolini d'Adda, move a ação para ter o apartamento de volta em razão do "comportamento excêntrico" do cantor baiano.
A proprietária afirma que o artista não permite a entrada de ninguém no imóvel, nem para obras necessárias.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, um oficial tentou várias vezes entregar a intimação, mas o músico não foi encontrado. O mandado citatório constando a não entrega foi encaminhado para a 24ª Vara Cível.
De acordo com o TJ, o próximo passo é a intimação por edital.
Amigos afirmam que o cantor mora em um apartamento na rua Carlos Góis, no Leblon, e desconhecem a existência do apartamento alugado na General Urquiza, no mesmo bairro.
A Folha não conseguiu falar com o cantor, que não tem assessoria de imprensa e rompeu com seu empresário. O advogado da dona do apartamento também não foi localizado.
O músico aluga o imóvel da condessa há 15 anos, e a vigência do último contrato venceu em julho do ano passado.
As negociações para que o músico entregasse o apartamento da condessa começaram há mais de seis meses.
A ordem de despejo é fundada em denúncia vazia, instrumento que permite ao proprietário pedir o imóvel de volta sem alegar motivo.
.....


São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2011


Pra que discutir com madame?

RUY CASTRO

RIO DE JANEIRO - Deu no jornal: João Gilberto, o cantor, está ameaçado de despejo do apartamento alugado em que mora no Leblon. A proprietária é uma senhora da sociedade carioca e internacional, com título de condessa e dona de vários imóveis. O problema não envolve dinheiro, mas o que a senhoria acha um abuso: ele não deixa ninguém entrar ali, nem para fazer obras que ela julga necessárias.

O que, para muita gente, pode ser uma surpresa é a revelação de que João Gilberto, que fará 80 anos em junho próximo, não tem casa própria. Não tem, nunca teve. É verdade que, em mais de uma ocasião, fez contratos que lhe teriam permitido comprar à vista o que quisesse e resolver o problema. Mas a volúpia da propriedade não é seu estilo.

Nem de outros do seu círculo. Vinicius de Moraes passou a vida morando nas casas de sua família na Gávea ou pagando aluguel. Lucio Alves, um dos dois ou três maiores cantores da história deste país, estava sendo despejado no ano em que morreu, 1993. E não me consta que, algum dia, João Donato, Johnny Alf, Newton Mendonça, fossem proprietários - a ideia de assinar escrituras, pagar imposto predial e votar em reuniões de condomínio parecia não combinar com o ideário da bossa nova.

João Gilberto não gosta de interferências no seu dia-a-dia. Eu também não gosto, assim como você e todo mundo. João Gilberto talvez apenas radicalize esse gosto pela reclusão, no que está no seu direito. Em compensação, nunca processou jornalistas ou escritores que ousaram "violar" sua intimidade.

A condessa devia conhecer João Gilberto quando o aceitou como inquilino. Cabe-lhe, portanto, relaxar e, no futuro, orgulhar-se de que ele morou num de seus imóveis, entre cujas paredes quantas maravilhas não criou ao violão. Mas, se madame não vê isto, diria o samba, pra que discutir com madame?

Nenhum comentário:

Postar um comentário