domingo, 23 de janeiro de 2011

Entrevista com esposa de um dos cinco cubanos presos nos EUA há 12 anos

Entrevista de Elizabeth Palmeiro, esposa de Ramón Labañino, um dos cinco cubanos anti-terroristas presos injustamente nos EUA há 12 anos.

Não existe mais recurso jurídico para libertá-los. Hoje, somente a pressão pública por uma ação direta do presidente dos EUA pode ajudar. Para quem deseja fazer algo: twitter de Barack Obama e site da Casa Branca.

Desde o triunfo da Revolução Cubana, em 1959, grupos de cubanos de ultra-direita realizam ataques terroristas contra Cuba. Esses grupos estão sediados nos EUA e gozam de amparo e impunidade nos EUA. Mais do que isso, esses grupos tem comprovados vínculos com a CIA.
 
Os cinco estavam em Miami infiltrados nessas organizações terroristas para descobrir seus planos de ataque e alertar o governo cubano sobre eles. Atuavam direta e claramente contra o terrorismo. Hoje estão presos enquanto os terroristas continuam livres e atuantes no país que diz combater o terrorismo.

Em 2005 o Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos da ONU concluiu que a privação de liberdade dos cinco é arbitrária e ilegal.

Um excelente resumo do caso foi dado pelo ator estadunidense Danny Glover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário