terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tanja Nijmeijer - A guerrilheira holandesa das FARC

11-26-2007

http://www.youtube.com/watch?v=YsO2oCdh56U
http://www.youtube.com/watch?v=RCvdgFdRwN8&NR=1

Tanja Nijmeijer – Here are pictures and video of 29-year-old Dutch national Tanja Nijmeijer who voluntarily joined the FARC marxist rebel group in Columbia four years ago.
Tanya Nijmeijer
A laptop belonging to Tanja Nijmeijer seized by the Columbian army in September was found to contain video footage expressing her desire to leave the Marxist group, but stating she was now being held against her will.
Tanja Nijmeijer Video

In addition, a diary found in the raided camp written by someone who identified herself as ‘Eillen’ on the camp’s premises has also been linked to Tanja Nijmeijer.
Eillen’s diary indicates the young woman is working as a translator for the Eastern division of the guerrilla organization.
The journal notes that she initially joined FARC of her own free will in 2002 when travelling to Colombia for a second time in two years, saying she was fascinated at that time by Colombian Marxism.
Tanja Nijmeijer at university:
Tanja Nijmeijer at university
Photo of Tanja’s diaries recovered by Columbian army:
Picture of Tanja Nijmeijer's diaries
Tanja and her mother in 1999:
Tanja Nijmeijer and her mother in 1999

----------

UOL, 09/10/2010 - 20h45

Colômbia divulga fotos de holandesa que virou guerrilheira das Farc

  • O governo colombiano divulgou fotos de Alexandra, uma holandesa militante das Farc cujo verdadeiro nome é Tanja Nijmeijer. As imagens foram encontradas nos computadores de Mono Jojoy, chefe militar morto em bombardeio
    Bogotá, 9 out (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, divulgou hoje fotos de "Alexandra", uma holandesa militante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e que o Governo acreditava ter morrido em um bombardeio em 23 de setembro.

    As fotografias da holandesa, cujo verdadeiro nome é Tanja Nijmeijer, foram encontradas nos computadores de Víctor Julio Suárez, conhecido como "Mono Jojoy", chefe militar das Farc morto em bombardeio no mês passado.

    As fotografias foram apresentadas junto com a divulgação de vários e-mails, entre eles um que um dos chefes das Farc, Carlos Antonio Lozada, enviou a "Mono Jojoy" e no qual destaca as capacidades e qualidades da holandesa.

    "Em meio às tragédias, a aparição de 'Alexandra' é uma boa notícia. Certamente ela pode dar uma grande contribuição, dadas as suas capacidades", diz Lozada.

    Ele destaca também a "formação em idiomas" de "Alexandra" assim como "toda a preparação adquirida nestes anos" com eles.

    A contribuição da holandesa nas Farc foi descoberta em 2007 quando o Exército colombiano encontrou alguns diários que ela escreveu e nos quais relata sua experiência na guerrilha.

    Estes diários foram encontrados após um bombardeio sobre um acampamento em selvas do sul da Colômbia.
----------

Folha de São Paulo, 14/06/2010
 
Nas selvas da Colômbia, rebelde holandesa fascina Por SIMON ROMERO
BOGOTÁ, Colômbia - O arquivo pessoal compilado pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) sobre a guerrilheira n? 608372 parece banal, em princípio. Diz que ela nasceu em 13 de fevereiro de 1978, ensinou idiomas em Pereira e Manizales e, em 2002, entrou para a célula urbana Antonio Nariño, em Bogotá, onde recebeu treinamento em explosivos. Uma fotografia mostra uma jovem atraente de boné. Nome de guerra: Alexandra.
Mas, como confirma uma série de documentos capturados pelas forças de segurança colombianas em um reduto da guerrilha em 2009, esta não era uma rebelde comum.
O arquivo é uma nova peça do quebra-cabeça que cerca a mulher, cujo verdadeiro nome é Tanja Nijmeijer e que está ocupando a imaginação de sua terra adotiva, a Colômbia, e de seu país natal, a Holanda.
"Ela é uma das figuras mais fascinantes em nossa longa guerra, presente em muitos de seus momentos críticos ao longo da última década", disse León Valencia, ex-guerrilheiro e um dos autores de um novo livro sobre Nijmeijer. O livro e um documentário que foi transmitido no mês passado na televisão holandesa estão contribuindo para a complexa história de Nijmeijer, afirmando que a guerrilheira de origem holandesa não apenas está viva como ascendeu ao círculo interno do grupo rebelde das Farc.
Criada na aldeia de Denekamp, no norte dos Países Baixos, Nijmeijer abraçou o ativismo político radical quando estudava espanhol em Groningen. De lá, há uma década, partiu em busca de aventura para a Colômbia, então mergulhada em uma feia guerra. Depois de algum tempo, escolheu um lado: uniu-se às Farc e em 2003 desapareceu na selva colombiana.
O mundo poderia nunca ter ouvido falar de Nijmeijer, hoje com 32 anos. Mas soldados colombianos encontraram seus diários, escritos em holandês, em um acampamento das Farc invadido em 2007, o que causou sensação aqui naquele ano, oferecendo uma rara visão da vida cotidiana da guerrilha.
Em algumas anotações, ela descreveu o tédio dos guerrilheiros vivendo no interior. Em outras dizia ter saudade de sua família. Não se ouviu falar muito em Nijmeijer depois da revelação de seus escritos, a não ser por um vídeo de 2005 obtido por autoridades colombianas e divulgado aqui. As imagens a mostravam de uniforme, sorrindo e pedindo que seus pais a perdoassem por desaparecer na guerra deste país.
Líderes das Farc reconheceram que a história da combatente holandesa poderia atrair outros idealistas.
"É desnecessário dizer que ela é linda", gabavam-se as Farc em sua página na web no mês passado. "Ela também fala inglês, espanhol e holandês. Mas é surpreendente como é modesta! Deve ser porque vem de uma família que trabalhava a terra. Ela se orgulha dessa herança."

Nenhum comentário:

Postar um comentário