terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pantera Negra quer vender medalha dos Jogos do México-1968

Jornal do Brasil, 13/10/2010


Tommie Smith quer vender medalha dos Jogos do México-1968

Agência AFP
PARIS - O americano Tommie Smith, cuja imagem com o punho levantado com uma luva negra após a vitória nos 200 metros nos Jogos Olímpicos do México-1968 é emblemática, decidiu colocar a medalha de ouro à venda, informa o jornal San Jose Mercury News. Smith, 66 anos, colocou em leilão a medalha e os tênis utilizados na prova a um preço inicial de 250.000 dólares, segundo o jornal.
"A medalha é importante para ele, mas a recordação é muito mais importante. Com certeza faz isto pelo dinheiro, mas está desesperado", afirmou a pessoa responsável pelo leilão, que deve acontecer em 4 de novembro.


Pantera Negra recebe o ouro no México-1968


Smith, que perdeu a célebre luva negra, não quis fazer declarações.
Em 16 de outubro de 1968, no Estádio Olímpico da Cidade do México, Smith e o compatriota John Carlos levantaram o punho e baixaram a cabeça no momento em que era tocado o hino dos Estados Unidos.
O gesto, que era uma forma de reivindicar direitos humanos para os afroamericanos nos Estados Unidos, teve como consequência a exclusão dos dois atletas da Vila Olímpica. Eles também receberam ameaças dentro de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário