sábado, 30 de outubro de 2010

Obra resgata pesquisa de Freyre sobre escravos

Folha de São Paulo, 08/05/2010
 
Obra resgata pesquisa de Freyre sobre escravos
 
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais do que intérprete da formação da identidade nacional, Gilberto Freyre foi também um inovador nos métodos de pesquisa de história social, sociologia e antropologia brasileiras. Se alguém esquecera dessa faceta, ela volta a público em boa hora, com o relançamento, pela editora Global, de "O Escravo Nos Anúncios de Jornais Brasileiros do Século XIX".
No trabalho, fruto de uma conferência de 1935 e publicado originalmente em 1963 (a terceira e última edição era de 1984), o sociólogo pernambucano esmiúça mensagens pagas em periódicos, principalmente "Diário de Pernambuco" e "Jornal do Commercio" (Rio), e delas extrai informação valiosa.
Entre outros feitos, ele consegue: identificar origens tribais ou geográficas de africanos trazidos para o Brasil, seus traços físicos, marcas no corpo, costumes culturais, modos de vestir e falar; constatar que havia raquitismo entre as vítimas da falta de higiene nos navios negreiros; confirmar entre os escravos a ocorrência de ainhum, doença que causa amputação de dedos dos pés; mostrar a preferência dos senhores por "escravos de tipos físicos e características culturais mais semelhantes aos da população culturalmente dominante".
Um exemplo de anúncio, na grafia da época: "Fugio desde o dia 13 de agosto do corrente anno o escravo Luiz, com os signaes seguintes: alto e bem feito de corpo, tem dentes limados e perfeitos e o dedo mínimo do pé cortado; quando falla com mêdo é bastante gago".
Freyre -o homenageado da próxima Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, em agosto- define o método como "anunciologia" e gaba-se de, "ainda muito jovem", tê-lo introduzido no Brasil.
Há menções ao "lado benigno da escravidão no Brasil", aspecto tão caro à obra do sociólogo, mas ele próprio, no prefácio à segunda edição, escreve que os anúncios "revelam o que, na verdade, houve de cruel, em contraste com aquelas evidências de benignidade".
A nova edição tem prefácio do diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva e incontáveis textos preliminares de edições anteriores, os quais, somados ao estilo caudaloso de Freyre, por vezes tornam a leitura redundante. Mas o maior problema do volume é não trazer a reprodução dos anúncios tais quais foram publicados à época -só a de um cartaz, na contra-capa, reproduzido ao lado. No lugar, optou-se por versões estilizadas, que ainda omitem a fonte de referência.
Não basta para embotar a relevância do relançamento. Para o historiador Manolo Florentino, da UFRJ, especialista na matéria, o livro é "um marco na historiografia nacional" e a nova edição, "muito bem-vinda". "Gilberto foi um dos primeiros a utilizar aqui a prática dos "Annales" franceses [escola ligada à revista "Annales d'Histoire Économique et Sociale'] de tratar tudo como fonte histórica. E o olhar dele -especial, refinado, elegante- tirou o máximo dessas fontes." (FABIO VICTOR)

Leia trechos de anúncios de escravos do séc. 19

www.folha.com.br/1012625


O ESCRAVO NOS ANÚNCIOS DE JORNAIS BRASILEIROS DO SÉCULO XIX

Autor: Gilberto Freyre
Editora: Global
Quanto: R$ 47 (256 págs.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário